Ao contrário do que muitos supõem, a ideia de realizar a transposição do Rio São Francisco é antiga. Há mais de um século, a [século a] possibilidade de transpor o principal rio do Nordeste brasileiro divide opiniões por todo o território nacional. Se por um lado o projeto poderia solucionar os problemas da seca na região, por outro, a transposição provavelmente representa altos riscos ambientais.
Segundo o Governo, a iniciativa levará água para as populações mais carentes de estados como Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, gerando mais empregos e renda para quase 13 milhões de pessoas. Os aspectos positivos do projeto incluem ainda a irrigação das áreas de agricultura, o que aumentaria a produção e expandiria as fronteiras agrícolas.
Em contrapartida, ambientalistas e até a Igreja Católica salientam os riscos que a adoção do plano de transposição implicaria, como a diminuição do potencial energético da área e impactos ambientais, além dos altos custos necessários para a realização e, sobretudo, manutenção da obra.
Antes de qualquer iniciativa, é necessário que haja um conhecimento profundo de toda a extensão do rio, respeitando seus limites e extraindo uma quantidade significativa de benefícios. Uma vez realizado esse estudo, o Rio São Francisco pode e deve ser usado em favor da população. Isso quer dizer que uma obra bem estruturada, que matenha [mantenha] o equilíbrio com as outras atividades auxiliadas pelo rio e que não ultrapasse o orçamento público precisa ser encorajada, pois ao final de tudo, o maior beneficiado deve ser o povo nordestino.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto desenvolveu-se de forma clara e precisa, além de ter feito considerações válidas em torno da questão. No entanto, faltou uma linha argumentativa plausível que ultrapassasse o âmbito do superficial. Desenvolva suas ideias e realize um bom trabalho com os recursos argumentativos (citação, ironia, fatos, dados, exemplos, comparações, contraposições, retrospectivas históricas etc.).
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
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