Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A transposição do Rio São Francisco é um projeto que foi elaborado visando resolver os problemas provocados pela falta de água em grande parte da região nordeste. Trata-se de ligar por canais o Rio São Francisco a bacias menores do Nordeste e de seus açudes tendo como objetivo distribuir água para as áreas mais afetadas naquela região. O projeto tem um alto custo, estima-se que cerca de sete bilhões de reais serão investidos e que o mesmo [ele] trará emprego e beneficiará mais de 12 milhões de pessoas.
Sendo o terceiro maior rio do Brasil, e [Brasil e] também responsável pela geração de energia [,] segundo especialistas [,] a 95 % da população da região nordeste, o projeto envolvendo a transposição do Rio São Francisco já apresenta problemas quanto a sua elaboração e a gerar diversas criticas [críticas]. Tudo começa porque as principais hidrelétricas da região estão localizadas neste rio e uma alteração sofrida iria colocar em risco a produção de energia que abastece a grande maior parte da região nordeste, outro problema aparente é que o meio ambiente também sofreria diversos impactos ambientais e que apenas uma pequena parte da população seria beneficiada.
A região nordeste é uma região brasileira que apresenta diversos tipos de problemas, e o principal deles é a seca. Não é de hoje que o governo enfrenta dificuldades para solucionar esse fato que há anos assola essa região, muito se tem feito[,] porem [porém] poucos resultados obtidos.
O nordeste necessita de projetos que beneficiem os mais pobres e não os mais ricos. Sabe-se que mais da metade de sua população e [é] formada por pessoas que vivem em condições precárias sem direito a [à] moradia digna, comida e água, pois [,] segundo os ambientalistas [,] o projeto ira [irá] atender apenas uma pequena área da região e não as áreas mais prejudicadas. Outro fator de extrema importância é o meio ambiente, pois a transposição do Rio afetará os ecossistemas aquáticos e terrestres e [,] em fim [enfim]: são inúmeros os problemas que esse projeto pode gerar, alem [além] de não atender a demanda cobrada pelos mais pobres naquela região.
Em um momento em que o País passa por graves problemas ambientais e energéticos, o projeto [,] a Transposição do Rio São Francisco [,] pode contribuir ainda mais para isso e [,] mesmo apresentando alguns pontos positivos [,] não é viável arriscar tanto, pois alem [além] das dificuldades que englobam questões como a desigualdade social, a fome e a seca, a falta de energia ou uma energia precária seria o estopim para o nordeste se tornar de vez a região mais pobre do Brasil e mais futuramente uma das mais miseráveis do mundo.
O progresso é favorável desde que atenda as expectativas dos mais prejudicados, e um projeto tão audacioso e de um custo tão elevado como este tem que ser repensado a fim de evitar graves conseqüências [consequências] que [,] somadas com as já existentes na região, deixaria [deixariam] o governo em um emaranhado de situações com difíceis soluções e sem credibilidade.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |