Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A maior quantidade de água doce mundial está localizada no Brasil, apesar de tal potencial pluvial [,] o nordeste brasileiro é o que mais sofre com o clima seco. Milhares de ribeirinhos amenizam a seca do semi-árido [semiárido] nordestino com a bacia do São Francisco. O projeto de transposição de tal rio está sendo feita [feito] para o abastecimento de outros estados nordestinos, mas várias obras estão abandonadas.
O rio São Francisco nasce em Minas Gerais e percorre toda a Bahia, amenizando assim a seca na região baiana, vários ribeirinhos sobrevivem graças ao velho Chico, sejam da pesca, lavagem de roupa, consumo próprio. Esta população é caracterizada por serem [ser] de origem humilde que necessitam [e necessitar] de tal água para própria sobrevivência, pois o rio é algo que eles podem usufruir gratuitamente. Transpor tal rio para outros estados irão [irá] contribuir para amenizar a seca em outros lugares nordestinos, como parte do Ceará e Rio Grande do Norte, só que com a transposição em algumas localidades baianas [,] o São Francisco irá secar.
O PAC é responsável pela transposição do rio São Francisco, as obras já começaram há anos com o intuito de amenização da seca, dentre alguns do [dos] varios [vários] caminhos que deveriam passar a nova trajetória do rio estão abandonados no cenário nordestino. Este fato caracteriza desprezo para tal região que sempre sofre, seja pela seca, pobreza, baixa escolaridade, o governo que antes do início das obras parecia se preocupar de certo ponto com a vida desta população, agora com algumas obras paradas e grande seca no nordeste parece que tal obra do PAC nem existe.
Portanto, a transposição do rio São Francisco é ruim, principalmente pela sua localização, bem como, as [como as] obras de transposição em algumas áreas abandonadas. O rio passa por toda a região do sertão baiano, onde milhares de famílias carentes necessitam dele, vários locais da transposição do rio estão abandonados, de certa maneira o governo federal deixa de cumprir um grande projeto de beneficiamento nordestino.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
5.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |