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A construção da Usina de Belo Monte, esta [Monte está] gerando muitas discussões, porque por um lado a construção da Usina vai oferecer emprego para a população, vai suprir as necessidades de energia do Brasil. Mas por outro lado vai prejudicar muito a natureza, os animais, a população, que vão ter que abandonar suas casas por causa da Usina. A construção dessa usina vai ser boa apenas para o Brasil ganhar mais destaque na economia, mas a população que a maior parte vai sair perdendo porque vão ter que abandonar suas casas, seu modo de vida, sua cultura, apenas para garantir dinheiro para as pessoas que mandam no nosso pais, satisfazer essas pessoas que estão apenas pensando em dinheiro, não pensam nos seres humanos que vão ser prejudicados com a construção dessa usina. Eles não pensam na nossa natureza, nos nossos animais que vão perder seu habitat, apenas por ganancia [ganância] humana por dinheiro. A construção dessa usina vai ser uma coisa ruim para a população brasileira da região que vai ser construida [construída] essa usina. A Usina de Belo Monte vai ser a terceira maior Usina Hidrelétrica do mundo, mas, para isso acontecer a população vai ter que sair daquela área, vão passar fome, vai ocorrer desmatamento, os animais vão morrer, tudo isso por causa de interesses financeiros. A natureza vai ser a mais prejudicada com a construção de Belo Monte, porque vão desmatar quilometros [quilômetros] de florestas, para contruir [construir] essa usina, milhares de animais vão perder seu habitat, e pessoas sem lar, éisso [é isso] o que vai acontecer. Usina Hidrelétrica de Belo Monte bom para economia, péssimo para o Brasil.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
6
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |