Política,vocação ou profissão?
Tema: Político por Vocação x Político por Profissão
As pessoas abraçam a política por vocação. Aqueles que se sentem motivados por ideais e valores, devotados às aspirações de seus eleitores, comprometidos com projetos históricos, já os outros coloca [colocam] político como profissão porque dá prestígio ou porque não exerce mais a própria profissão há muito tempo. Entre as profissões com maior número de candidatos, os deputados ocupam o quarto lugar, e os vereadores, a sexta posição.
O número de políticos na disputa aumentou 6,5% em relação a 2006, quando 1.841 concorreram,segundo o resultado. Na última eleição, eles também foram maioria das profissões especificadas. "Outros", contudo, continua sendo, em números absolutos, a principal opção dos 21.659 candidatos ao declarar a própria ocupação.
Empresários, advogados e comerciantes são, depois de políticos, as profissões da maioria dos candidatos. A experiência dos políticos de profissão não assusta candidatos de primeira eleição, que disputa [disputam] uma vaga. Astrônomo de profissão, Andrade é o único representante da categoria.
Os astros, porém, não lhe garantem vitória: "Meu mapa astral indica momento de grande aprendizagem". Ele quer adquirir experiência para se eleger vereador.
Os fracassos no século XX amesquinharam-lhe a política. Projetos de nação minguaram para projetos de eleição. Com isso [,] perdeu [perderam-se] boas oportunidades de criar um novo modelo político. Na Rússia revolucionária, aceitou por herança a estrutura autocrática do regime czarista. Segundo alguns [,] ”O Partido sucedeu a família imperial, com a diferença, meritória, de erradicar a miséria e cumprir a profecia de Tocqueville, proferida em 1833, de que a Rússia, em breve, dividiria com os EUA o título de potência mundial”.
Spartacus, Joana D’Arc, George Washington, Hidalgo, Bolívar, Che, Fidel, Allende. Em [Allende, em] defesa de seus princípios e ideais, não temeram o risco de morte. Jamais fizeram do poder um fim em si mesmo e, muito menos, meio de ampliação do patrimônio pessoal. Foram todos fiéis à aspiração de quem os apoiava. Os políticos são todos funcionários públicos. Funcionário significa o que ocupa e cumpre uma função. É uma peça da engrenagem que, em princípio, deveria girar a favor do povo.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
| Nota final | 6.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |