PUBLICIDADE
Inicialmente, as instituições adotaram as cotas racias, beneficiando candidatos afrodescendentes. Porém, a miscigenação da população brasileira dificulta, por muitas vezes, a determinação da raça de uma pessoa. Exemplo é o caso de irmãos gêmeos que se inscreveram para o vestibular da UNB. Somente um deles foi classificado para concorrer como afrodescendente. Além disso, esse critério exclui os indivíduos brancos de baixa renda, que também é uma classe desfavorecida.
Para resolver tal questão, foi adotada a reserva de vagas para pessoas de baixa renda, provenientes de escolas de públicas. Mesmo assim, alguns candidatos se sentiram prejudicados. Há vários casos de vestibulandos que ingressaram na justiça para fazer parte das cotas sociais, pois estudaram em escolas particulares - com bolsa de estudos - e não têm renda para arcar com uma instituição privada.
Assim, para que os processos seletivos sejam realmente justos, é preciso investir em outro enfoque. Seria muito mais proveitoso fortalecer a educação pública básica para que ela se equiparasse à particular. Desse modo, todos teriam as mesmas condições de concorrer, independentemente de raça ou classe social.
Dados correção tradicional
Apresentou uma boa discussão sobre o assunto. Defendeu bem seu ponto de vista.
A modalidade padrão ficou boa. Aprimore-a sempre. A articulação também ficou satisfatória.
1. Retire da oração (escolas públicas).
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |