Voto nulo: uma forma passiva de maquiar a democracia
Tema: Voto nulo: funciona?
Em face a todo o cenário político que o Brasil está vivendo é essencial falar sobre a importancia que o voto tem na vida de cada cidadão. É apartir [a partir] desse voto consciente ou até inconsciente que as proprias [próprias] pessoas decidem o rumo do país. Portanto, a democracia não passa de uma decisão. Uma escolha feita pelo povo que mesmo sendo os "donos" da democracia ficam de mãos atadas e acabam sendo passivos em relação ao futuro do seu país.
Muitas são as causas que levam as pessoas a anular seu voto. A [seu voto, como a] corrupação [corrupção], as promessas não cumpridas e o desinteresse do governo em resolver as questões públicas necessárias à manuntenção do país. Os altos investimentos com situações "superfluas [supérfluas]" também causam muitas revoltas na sociedade, deixando as pessoas desmotivadas e desacreditadas [,] visto que tem muitas areas [áreas] em que o governo deveria investir [,] como por exemplo na educação, na segurança e na saúde, que é um direito de todo cidadão e [,] no entanto [,] aqueles que estão no poder deixam de investir no que realmente interessa para o povo e passa a investir no que interessa pra [para] si e para poucos.
A passividade das pessoas na hora de votar pode ser visto [vista] também como uma forma de protesto daqueles que não acreditam na força da democracia. O elevado numero [número] de votos nulos é resultado de uma sociedade que vota por obrigação e não deposita nenhum tipo de esperança naqueles que estão prestes a ser seu representante [serem seus representantes]. Um numero [número] expressivo de pessoas "lavam suas mãos" quando a questão é escolher aquele que representará a sociedade diante de tantos problemas sociais que existem. É como se as pessoas não quisessem se sentir culpadas por colocar no poder uma pessoa que acaba por não superar suas expectativas.
O voto nulo não vai resolver o problema democrático de um país. Não adianta se esquivar do voto [,] porque mesmo votando nulo [,] alguém vai ser eleito e vai administrar, de uma forma boa ou não, o estado de uma forma geral. Quando surgiu a democracia,lá na Grecia [Grécia] Antiga, Clístenes, o pai da democracia, deu a todos, tanto naquela época como hoje( de uma forma mais evoluida, porque hoje qualquer cidadão tem direito ao voto), o direito as [às] pessoas de escolher o rumo que vai levar a sua cidade. O que se tem que fazer mesmo é escolher bem um representante, estudar suas propostas e votar consciente [,] pois um voto que seja pode fazer uma grande diferença no rumo de um povo que anseia por um futuro melhor para todos.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
| Nota final | 6.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |