A validação ética das cotas - Corrige Aqui

O sistema de reserva de vagas é justo para a sociedade brasileira?

Enviada em: 08/07/2009

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
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O programa de cotas, especialmente da universidades públicas, vem gerado muitas críticas. Estas últimas são fundamentadas, principalmente, no artigo 5° da CF de 1988, que profere: "todos são iguais perante a lei (...)". Se um dos pilares da democracia brasileira é a igualdade jurídica, como pode existir uma lei que estabelece direitos diferenciados baseados na cor da pele ou em outros atributos?

Parece contraditório mas essa igualdade, disposta no art. 5°, é alcançada pelas cotas, embora não da maneira mais saudável de fazê-la.

No Brasil, o nível da qualidade das escolas públicas é muito inferior às suas equivalentes particulares. O porquê disto não vem ao caso, é a consequência que se mostra nefasta: um estudante pobre da escola pública é menos preparado que um estudante oriundo do sistema particular.

Faz-se necessário reduzir essa desigualdade, aí encontra-se a funcionalidade do sistema de cotas. Estas deveriam ser cotas baseadas apenas na classe social, não na cor da pele, pois essa característica não mede a capacidade de uma pessoa.

Haja vista que a Justiça busca sempre a equidade nos seus atos, embora o conceito seja bastante subjetivo, surge, então, uma validação ética para as cotas. Elas se revelam legitimas, uma vez que dão vantagem a quem tem uma desvantagem social.

Portanto, é possível encontrar a legitimação do sistema de cotas respeitando a Constituição, deixando claro que esta não é a melhor solução de assegurar a igualdade dos cidadãos brasileiros, e sim através da melhora dos serviços públicos, principalmente na educação.


Jean Valadares - Macapá - AP

Dados correção tradicional

Apresentou ideias satisfatórias ao longo de sua produção escrita. Atente-se para a introdução: formada pelos dois primeiros parágrafos.

A modalidade padrão ficou boa. Aprimore-a sempre.

1. Concordância (.. das universidades / gerando).

2. Ao apresentar siglas, insira o significado da mesma entre parenteses.

Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 0.5
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 1
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 1
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 1
NOTA FINAL: 4.5
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