Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É de conhecimento geral que a participação política é de vital importância para a construção de uma sociedade democrática. No entanto, estamos vivenciando uma era de desinteresse político, que é negativo para o desenvolvimento nacional.
Muito se tem discutido, recentemente, acerca dos escândalos de corrupção envolvendo representantes políticos, ou seja, aqueles que escolhemos para lutarem por um Brasil melhor. É inadmissível que um cidadão haja de modo passível [passivo] perante tais acontecimentos, pois é essa descrença política que faz gerarem [gerar] cada vez mais jovens alienados e desmotivados a modificar o cenário político.
Além disso, a forma mais democrática que temos em nosso país é o voto, principal meio de interferir e reverter a situação caótica que estamos vivenciando, e o voto nulo se encontra antagônico a essa situação, atestando a passividade do cidadão em meio à [a] tantas problemáticas que atinge [atingem] o nosso panorama político.
Do mesmo modo, o voto em uma personalidade da mídia que não atende aos padrões políticos que o Brasil necessita é outra forma de protesto para muitos, porém, não deve ser praticada e devemos estar ativos e mais informados a respeito dos nossos futuros representantes políticos, para evitar escândalos prejudiciais para a civilização Brasileira.
Portanto, somos levados a acreditar que o voto nulo é uma forma válida de protesto, porém, em virtude dos argumentos mencionados, concluímos que essa não é a forma mais consciente de modificar o cenário desordenado da política Brasileira. É imprescindível que todos se conscientizem ao votar, e interferir através de propagandas nessa conscientização é uma interessante proposta que deve ser analisada a fim de evitar o caos político no nosso país.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
7.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |