PUBLICIDADE
O sistema de reserva de vagas para pessoas de baixa renda e afrodescendentes, foi um dos métodos para diminuir a discriminação no Brasil, muitos, entretanto, julgam se é isso que este sistema tem favorecido aos jovens, pois são alvo de diversas reprovações e sentem-se como se não tivessem a capacidade de entrar para uma faculdade com seu próprio estudo e que isso é um privilégio apenas dos brancos e ricos ou seja, acentuado ainda mais as diferenças racias e sociais entre esses jovens.
Além desses aspectos, ainda e perceptível a grande parcela de jovens brasileiros negros, que realmente estudam e entram na faculdade não apenas pelo seu estudo, mas pelo sistema de cotas, gerando uma certa insatisfação no próprio jovem, a certeza de passar sua vida escolar estudando e se esforçando, para depois ser denominado aproveitador pelos colegas.
A própria lei condena o sistema de cotas como sendo uma forma de desrespeito aos direitos do cidadão. Até mesmo os negros e pobres sentem-se humilhados. Pois não há nada pior do que conseguir algo sem esforço e sem garra.Os negros já mostraram mais de uma vez que são capazes, porém , novamente a sociedade corrompe seus sonhos criando leis e sistemas como esses que não mostram as qualidades do povo brasileiro, mas mostra uma nação que tenta se igualar as demais, mostrando um progresso que nada tem de verdadeiro e justo.
Isa Iana Regis de Brito
9° ano
Dados correção tradicional
As ideias descritas ficaram satisfatórias. Não deixe de observar os períodos longos, eles prejudicam a clareza de sua produção escrita.
Atente-se para a conclusão. Ela é muito importante.
1. Senso comum (chavão). É bom evitar.
2. Ortografia (propiciaram).
3. Observe a pontuação (vírgulas).
4. Acentuação.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 1 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 3.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |