Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A economia mundial vem há muitos anos calcada na sociedade de consumo, antes com a Revolução Industrial e todo o seu conceito de produção em larga escala. [escala, ] hoje com a Revolução Tecnológica. Diferente da era da indústria, quando os bens eram mais duráveis, a tecnologia é algo mais mutável e a todo momento um bem se torna obsoleto e outro toma o seu lugar.
Em meio a isso está o consumidor que quando compra algo, adquire duas coisas, o produto em si e suas funcionalidades, e o status, a felicidade, o prazer causado pelo simples fato de ter aquele produto. De forma mais clara, adquirir um celular seria comprar uma personalidade de pessoa conectada, a compra de roupas seria como obter beleza e elegância, o consumidor compra o conceito e não o produto.
Os meios de comunicação são os principais massificadores das ideias consumistas, através de propagandas e anúncios de produtos, criam no consumidor a necessidade de algum objeto, através de imagens, músicas, e [músicas e] de estereótipos de pessoas a seguir, a necessidade em si não é o produto, mas sim ser feliz. Foi explorando esse ponto delicado do psicológico do ser humano que chegou-se ao ponto do consumo exacerbado.
Peça por exemplo que [Peça, por exemplo, que] um jovem cite nomes de pessoas bem sucedidas, provavelmente os nomes serão Eike Batista, Roberto Justus, entre outros. Isso se dá porque a sociedade associou dinheiro a [à] realização, de fato as pessoas não conhecem a fundo os valores e pensamentos dos de [de] personalidades tidas como de sucesso, porém conhecer a conta bancária é suficiente para julgá-los como felizes e realizados.
Dessa forma [forma, ] deve-se procurar possuir menos objetos e mais valores, procurar novos parâmetros para que sejam preenchidas as mentes e não os cofres. Felicidade pode não tem [ter] relação com possuir muitas coisas, mas sim com não possuir algumas e ainda assim ter a possibilidade de ser feliz.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
8
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |