Luta pela intelectualidade é bem vinda

Tema: Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/08/2012
Nota tradicional: 8.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabe-se que o governo brasileiro há décadas não subsidia satisfatoriamente a estrutura física das instituições de ensino públicas,os profissionais da educação e os alunos.Dessa forma,as greves que estão ocorrendo nas universidades federais em todo o país são os últimos recursos de que os cidadãos dispõem para a reinvindicação [reivindicação] dos seus direitos.

Posto que as paralisações prejudiquem por tempo indeterminado não apenas grevistas [grevistas, ] mas também profissionais de outros setores,os ganhos a médio e longo prazo em termos de nação devem ser levados em conta.O sistema educacional é anacrônico,os professores têm a subestimação da sua função traduzida em baixos salários e esse quadro não mudará sozinho.

Grande parte dos jovens não é bem preparada para o mercado de trabalho e o número de analfabetos funcionais diminuiu pouco nos últimos anos - 17% dos jovens em 2009,segundo o IBOPE.Apesar disso,muitos têm sua entrada facilitada no ensino superior.
Entretanto,a carga tributária do país está entre as maiores do mundo.O retorno em forma de serviços públicos para a população,obviamente,é o que não ocorre.A corrupção,a falta de profissionalismo no funcionalismo público e a passividade da grande massa atuam conjuntamente para a manutenção das desigualdades sociais no país.Sendo assim,quaisquer manifestações favoráveis à intelectualidade e à cidadania são mais do que bem vindas [bem-vindas].

Enquanto o ensino for deixado em segundo plano,grande parte da população permanecerá excluída do desenvolvimento econômico do país.A educação é um setor estratégico e países como Japão e Dinamarca,por investirem na formação educacional de seus jovens,mantêm níveis altos e estáveis de desenvolvimento humano.

Não existe um padrão único a ser seguido e não é necessariamente viável clonar modelos educacionais de outros países.O Estado,as instituições educacionais e as comunidades devem ponderar sobre as melhores maneiras possíveis de reformar a educação.Deve haver negociações entre administradores públicos,instituições educacionais,professores,pais de alunos e alunos até que um consenso seja ao menos delineado.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 8.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos