Luta pela intelectualidade é bem vinda
Tema: Greve nas universidades: mobilização em prol da educação pública?
Sabe-se que o governo brasileiro há décadas não subsidia satisfatoriamente a estrutura física das instituições de ensino públicas,os profissionais da educação e os alunos.Dessa forma,as greves que estão ocorrendo nas universidades federais em todo o país são os últimos recursos de que os cidadãos dispõem para a reinvindicação [reivindicação] dos seus direitos.
Posto que as paralisações prejudiquem por tempo indeterminado não apenas grevistas [grevistas, ] mas também profissionais de outros setores,os ganhos a médio e longo prazo em termos de nação devem ser levados em conta.O sistema educacional é anacrônico,os professores têm a subestimação da sua função traduzida em baixos salários e esse quadro não mudará sozinho.
Grande parte dos jovens não é bem preparada para o mercado de trabalho e o número de analfabetos funcionais diminuiu pouco nos últimos anos - 17% dos jovens em 2009,segundo o IBOPE.Apesar disso,muitos têm sua entrada facilitada no ensino superior.
Entretanto,a carga tributária do país está entre as maiores do mundo.O retorno em forma de serviços públicos para a população,obviamente,é o que não ocorre.A corrupção,a falta de profissionalismo no funcionalismo público e a passividade da grande massa atuam conjuntamente para a manutenção das desigualdades sociais no país.Sendo assim,quaisquer manifestações favoráveis à intelectualidade e à cidadania são mais do que bem vindas [bem-vindas].
Enquanto o ensino for deixado em segundo plano,grande parte da população permanecerá excluída do desenvolvimento econômico do país.A educação é um setor estratégico e países como Japão e Dinamarca,por investirem na formação educacional de seus jovens,mantêm níveis altos e estáveis de desenvolvimento humano.
Não existe um padrão único a ser seguido e não é necessariamente viável clonar modelos educacionais de outros países.O Estado,as instituições educacionais e as comunidades devem ponderar sobre as melhores maneiras possíveis de reformar a educação.Deve haver negociações entre administradores públicos,instituições educacionais,professores,pais de alunos e alunos até que um consenso seja ao menos delineado.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
| Nota final | 8.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |