Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A greve que em alguns lugares já dura mais de três meses, aparenta [meses aparenta] que o governo não estava de acordo com as reivindicações dos professores, que sem dúvida [que, sem dúvida,] estavam desvalorizados, o que é insustentável em um país em que políticos (de grande maioria corrupta) tenham os salários mais bem pagos, e enquanto isso [pagos e, enquanto isso,] os professores que são as bases da sociedade lutam por seus direitos a mais de três meses sem resposta e sem respeito.
Isso tudo acontece pelo descaso do governo federal com suas instituições, que evidentemente carecem de melhores estruturas e melhores salários. O interessante que [O interessante é que] esse movimento teve forte apoio dos estudantes, isso significa que não foi apenas um movimento capitalista, mas sim uma necessidade de desenvolver igualdade entre as classes trabalhistas com ensino superior. As inúmeras alegações sem fundamento do governo para não bancar o aumento salarial foram absurdas, sendo que o mesmo afirmava [ele afirmou] que não tinham como pagar os aumentos, mas não tinha como comprovar esta dificuldade. Em um país onde todo ano são descobertos escândalos financeiros envolvendo milhões de reais na política, não tem condições de pagar um salário justo aos seus professores? Não, é puro descaso mesmo. O que mais representou a hegemonia suja e descarada do governo nessa manifestação foi que as emissoras de televisão brasileiras reprimidas pelo governo não fizeram nenhuma divulgação da greve, o que representa que mais uma vez estamos cumprindo papel de palhaços, meros fantoches, manipulados pelas mãos dos que estão no poder.
A manifestação sem dúvida [A manifestação, sem dúvida,] é a melhor arma que nós cidadãos [nós, cidadãos,] temos para combater os abusos impostos pelo governo, e apesar de que todas manifestações deste tipo acabam por gerar prejuízos aos integrantes dessa sociedade, elas são necessárias. É um preço a pagar. Todo dia recebemos por meio da televisão, do radio [rádio], enfim [enfim,] todos meios de comunicação uma mensagem do governo dizendo para nós fazermos o que eles querem sem reclamar, sem reivindicar. Essas são características de um governo populista e injusto. Como dizem por ai: ‘’Brasil [Brasil,] um País de Tolos’’.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
6
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |