PUBLICIDADE
Vestibular... Não Desista, Insista!
Os desafios de quem enfrenta o vestibular
Os desafios de quem enfrenta o vestibular
Época de vestibular... Momento da abdicação, época na qual os jovens e adultos estão otimistas, motivados, pleiteando a uma vaga na universidade, a qual sempre sonhara.
Mas em contrapartida, pessoas encaram com um enorme obstáculo, e no que entendo, obstáculo é aquilo que se vê quando se tira os olhos do objetivo, e vemos também, a insegurança, fazendo com que as pessoas não acreditem no seu potencial.Temos que ser otimista? Acho que moderadamente, pois otimismo em excesso, é prejudicial, nos deixa confiante até demais, achando que podemos tudo, mas por outro lado, nós podemos tudo, tudo o que planejarmos, basta acreditar. Um dos maiores problemas, visíveis nessa época, é o delírio estudantil, pessoas estudando exageradamente, que estudam de 8 à 14h por dia. E por um instante me pergunto, será que todo este tempo é necessário? Ou todo este tempo é o necessário para ser aprovado? Essas perguntas, como muitas outras, entram no rol de perguntas sem resposta, por alguns, pois somo humanos e temos maneiras diferentes de encarar o vestibular e a forma de estudar. Pra muitos é um prazer estudar todo este tempo, mais para outros, é um tédio. Existe um ditado chinês que diz: “Toda longa caminhada começa com um primeiro passo”, o problema é que muitas pessoas ou não conseguem dar este primeiro passo, por não ter o apoio familiar ou até pela questão financeira, e acabam desistindo no meio do caminho.
Em 2007, o primeiro ano em que tentei o vestibular, confesso que, surpreendi-me com a nota que obtive, pois não havia dado o meu melhor, mas consegui estar acima da média de aprovação, da 1ª qualificação, mas acabei não fazendo a 2ª fase, devido ao falecimento de minha avó, e no ano de 2008, não passei, para 2ª fase, por 4 pontos... Você acha que eu desisti? De forma alguma. Mais em nenhum momento pensei em desistir, só tem aumentado a minha vontade de ser o que sempre sonhei.
Jacy Marques Passos Júnior
Dados correção tradicional
Apresentou ideias pertinentes, mas as mesmas estão superficiais. Procure explorar melhor o tema, não se esqueça de que ele é bastante amplo.
Seu segundo parágrafo ficou muito longo. Atente-se para a articulação de argumentos, distribua-os melhor em outros parágrafos.
1. Observe a correta pontuação.
2. Concordância (somos).
3. Prefira o termo para ao invés de pra e mas ai invés de mais (pois indica contradição).
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 1.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |