Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Grande parte do Brasil foi construído pelos escravos, que eram a mão do obra dos senhores de terras . Para mudar a imagem de submissão , o Estado propôs a criação das cotas para os negros gerando uma grave polêmica , pois elas só afloram o racismo . Essas medidas , portanto , estarão abafando o descaso do governo e aumentando a desigualdade .
A cota racial foi criada para que a imagem do baixo nível das escolas públicas fique em segundo plano e a introdução dos negros na faculdade em primeiro . O fenótipo do ser humano não muda a capacidade intelectual e sim a dificuldade em estudar , e essa é a marca do Brasil . Um estudante que tem a mesma condição financeira de uma pessoa escura tem suas chances de entrar no ensino superior destruídas pelas cotas , fugindo da lei que diz que todos são iguais sem distinção de cor e gerando uma maior divisão social . Assim , cresce o número de pessoas racistas que acreditam na inferioridade do pensamento dos que tem [têm] esse privilegio [privlégio.]
Além disso , grande parte dos brasileiros estereotipam os negros como pobres e que não podem ter a mesma oportunidade que os brancos . Essa odeia [ideia] é puramente racista , mas esta [está] distribuída por uma grande parte da população , que vê nas comunidades carentes o grande centro da massa de manobra . As favelas são constituídas por pessoas de baixa renda e em sua maioria por negros , fato que é conhecido desde o fim da escravidão , na qual os antigos escravos não tinham dinheiro e eram obrigados a morar em morros . Essas regiões são menosprezadas por uma parcela dos que moram no asfalto , que acham que os moradores não têm os mesmos direitos que ela . Logo , os cotistas não são bem aceitos pela elite que não quer mudar o quadro de desigualdade social do país e sim aumentar para não perder ou dividir sua riqueza .
De acordo com os fatos citados , percebe-se que o racismo cresce junto com o número de negros cotistas nas faculdades . É necessário que o governo invista na educação pública para que ela se torne de qualidade , podendo atingir a todos que querem cursar o ensino superior sem precisar criar mais cotas e diminuindo a desigualdade social em que os brasileiros vivem .
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
2.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
2.0 |
| Nota final |
8
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |