Com o crescimento dos índices de pobreza e desemprego no país, o governo a cada dia é mais precionado pela opinião pública a resolver um problema que se arrasta a várias gerações, a discriminação racial e a falta de oportudades gerada por ela.
Basta ler os livros de história, para percebermos que o povo brasileiro convive com a discriminação e a pobreza há vários séculos. A cultura indígena foi praticamente dizimada, e os poucos que restam foram marginalizados ao longo da história, negros foram escravizados pela raça branca, que aceitava o esteriótipo de superioridade sobre a raça negra.
Somando-se indivíduos discriminados, pobreza e a falta de infraestrutura das escolas públicas, temos candidatos que não conseguem concorrer em pé de igualdade, com candidatos que têm acesso ao estudo de mais qualidade desde cedo em suas vidas.
O sistema de cotas tenta minimizar essa diferença de oportunidades, a princípio pode parecer a melhor solução, mas seria muito mais eficiente reformular o modo de ensino no país. É uma medida que demanda tempo, dinheiro e comprometimento a longo prazo de nosso governo, porém, é a única forma de transformar um país, pois a educação de qualidade é a base da formação que pode realmente fazer a diferença na vida dos brasileiros.
Dados correção tradicional
Bom texto. Cumpriu com as características de uma dissertação. Não deixe de sempre caprichar nos argumentos e de observar a pontuação (vírgulas).
1. Observe a ortografia (pressionado)
2. O verbo haver quando se refere ao passado é com h (há várias gerações)
3. Já está se adequando com a nova reforma ortográfica. Isso é bom.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0.5 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1 |
NOTA FINAL: | 4.5 |
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