Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Qualquer trabalhador que levanta cedo vai trabalhar, liga o carro e vai para mais um dia de trabalho se depara com uma situação um tanto complicada já que precisa chegar logo no trabalho ou então será demitido. Muitas vezes pensamos que isto é culpa do governo. Mas [vírgula] será mesmo?
O engarrafamento é um grande fator que consta principalmente nas metrópoles [vírgula] já que o aumento do número de veículos vêm [vem] aumentando a cada ano e com essa sobrecarga de carros, caminhões e é claro motos- o veículo mais barato e também o mais fácil de se encontrar hoje- surge alguns problemas que não são tão raros assim, como o não uso de capacetes, do cinto de segurança e ainda crianças no banco da frente.
A imprudência por parte dos motoristas é grande [vírgula] o que vem contribuindo para o aumento do número de mortes, a falta de consciência dos motoristas torna isso possível com casos de ingestão de bebidas alcoólicas antes dirigir acompanhada muitas vezes com drogas ou até mesmo o sono mais comum entre os caminhoneiros [vírgula] mas que também pode acontecer até com famosos [vírgula] como o acidente do filho do cantor Leonardo, Pedro, uma lástima não só brasileira [vírgula] mas também mundial.
Porém [vírgula] não é só os motoristas que são culpados, porém o Estado não investe o suficiente para manter milhões de veículos em constante circulação e também não se preocupa com a sinalização em que milhões de pessoas morrem todo o ano devido a esta deficiência governamental.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
6
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |