Segundo o Portal do SUS,no mundo, os acidentes de trânsito representam a 1ª causa de mortes na faixa de 15-29,sendo que os acidentes de trânsito já foram estimados em um custo global US$ 518 bilhões/ano.Ainda de acordo com o site,se nada for feito, as mortes no trânsito chegarão a 1,9 milhão, em 2020.
No Brasil [vírgula] assim como nos outros países de média e baixa renda,os índices atuais e as previsões para o futuro são mais preocupantes.Isso se deve ao fato de que,o [de que o] aprimoramento da estrutura viária desses não acompanha a sua automação.
Esse índices são ajudados pela própria condição de medidor de status social dos carros.Pessoas com automóveis mais caros,geralmente se sentem "poderosas" ao dirigir arriscadamente.Pessoas com carros mais ultrapassados,tendem a suprir suas necessidades emocionais ao dirigir,também,perigosamente.
Há ainda os que correm por correr,os que usam drogas ao volante e os que conduzem desatentamente.Todos esses,agem [esses agem] de maneira egoísta e não pensam nem mesmo no valor da sua própria vida,muito menos no de outras.
Segundo a Organização Mundial da Saúde,para diminuir esses problemas,leis mais rígidas devem ser criadas.No entanto,a viabilidade desse conselho,é [sem vírgula] questionável.
A Lei Seca,por exemplo.Foi [exemplo, foi] responsável pela redução de 6,2% dos acidentes nos primeiros dois anos de sua criação.Logo após esse período,continuou sem fazer diferença. Apesar disso, é tão rígida que até quem come um bombom de licor antes de dirigir pode ser considerado um criminoso.
O cerne da questão reside,verdadeiramente,na impunidade,na fragilidade institucional e na corrupta fiscalização.Medidas como melhoria na segurança viária,critérios avaliativos mais eficientes na habilitação de motoristas e diminuição na concessão de facilidades na aquisição de veículos -como a elevação do IPI-,dependem diretamente da coerência dos administradores públicos.
Iniciativas individuais,por sua vez,ainda podem contribuir para a evitabilidade dos acidentes.Respeito às normas de trânsito e cuidado ao dirigir são algumas delas.
Enquanto concessões forem feitas por bandidos,para bandidos,os valores civilizatórios continuarão comprometidos.Além disso,milhares de famílias serão,injustamente,desestabilizadas.
Dados correção tradicional
Seu projeto de texto apresentou questões que evidenciaram bem a problemática do tema. Porém, não houve extrapolação do esperado. Dessa forma, procure realizar um rico e consciente trabalho com os recursos argumentativos e extrapole o recorte temático.
Leia e produza sempre!
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
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