O que não há, eu não sei, mas o que vejo só eu sei, algo escondido? talves. Para cada dúvida existe um tipo de muro, um para o preconceito, um para impedir passagens áerias, um da pedofilia, da gripe suina, outro aos redores de castelos. tudo um conto de fadas. O importante é ficar em cima do muro, e não apoiar-se nele. O Estado bem que tenta, mas suas intençoes são verdadeiramente uma resposta ao próprio Estado, que por sua vez não consegue se quer, protejer a Corte do STF, composta por Ministros que criam muros de discórdia e de insensatez, algo dificíl de se vê. Mas como gostaria de poder enchergar o que há por atrás desse muro. Já vi de tudo, aqui no sul do Pará, por exemplo já vi muros humanos de sem-terras, sendo destruidos por projeteis de Fúzis, fornecido pelo povo e devolvido ao povo. Mais um nas estatisticas que, caiu e aqui muita gente não viu, mas muita gente enchergou de longe. Quem sabe esse muro do Rio de Janeiro, não seja o muro da esperança, a salvação da mata atlântica e o esquecimento da floresta Amazônica. Radical ? talvéz. Bom mesmo é esperar uma marolinha passar e derrubar esse muro de uma vez. Talvés a água da chuva possa levá-lo e com ele essa idéia de inumeras barreiras pelo mundo.
Janio Viana Gama.
Dados correção tradicional
O candidato deve estar atento para não cair neste tipo de "armadilha" e cumprir à risca o que se pede.
O tema em questão é a construção de muros em favelas para delimitar áreas ambientais nos morros cariocas, o que não foi abordado pelo candidato de fato. Às vezes, o simples é mais certo que o rebuscado. O candidato tentou englobar tudo em uma grande metáfora e fugiu ao tema.
Por esta razão, aqui e no Vestibular, a redação foi desclassificada por fuga ao tema. Lembramos que em uma situação real, o "zero" na redação desqualifica o candidato na seleção do vestibular.
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 0 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 0 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 0 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 0 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |