O Brasil vive hoje uma situação alarmante no que diz respeito ao trânsito urbano. De acordo com a edição da primeira semana de junho da Revista Veja, o país ocupa o segundo lugar no ranking mundial de vitimas [vítimas]fatais em acidentes de moto, apresentando uma média de 160 óbitos por dia. Mas a quem se deve a responsabilidade por esses números? Ao governo que não investe na infraestrutura de ruas e estradas ou aos próprios condutores dos veículos?
Compreende-se que a partir da década de 1910 os automóveis foram se tornando cada vez mais populares entre os brasileiros, contribuindo para o aumento na frota de carros do país, porém [vírgula] em contrapartida [vírgula]o planejamento infraestruturacional não acompanhou o mesmo ritmo resultando em um caos nos congestionamentos das grandes cidades. Acontece que essa busca por espaço associada a [à] cultura desrespeitosa e irresponsável dos cidadãos, se é que pode ser chamado assim, está transformando o tráfego de automóveis em uma verdadeira guerra, na medida em que estão contribuindo para o aumento significativo dos acidentes de trânsito.
Diante dessa situação é necessário que algo seja feito para que modifiquemos essa triste realidade. Com isso, o melhor investimento para a mudança a longo prazo seria o investimento na educação dos jovens. O ideal é que desde cedo as pessoas se conscientizem da importância em respeitar o seu próximo, seja na escola, na rua, em casa e nesse caso, principalmente, no transito [trânsito]. A introdução da legislação, com ênfase em projetos educacionais, como disciplina na vida escolar de crianças e adolescentes é a melhor maneira de fazermos com que esses últimos cresçam conscientes de seu dever como cidadão.
Já a curto prazo tornam-se importantes medidas como a duplicação de rodovias, do investimento em transporte publico [público] para que a circulação de carros seja menor, da fiscalização mais rigorosa e do aumento dos redutores de velocidade. Além disso, é importante também a criação da lei que obrigue motos a andarem somente atrás dos veículos. Isso porque nos Estados Unidos, onde a lei já existe, o índice de morte envolvendo acidentes com motocicletas equivale a um quarto daqueles registrados nas rodovias brasileiras.
Portanto [vírgula] é notório que a infraestrutura de ruas e estradas no Brasil não está nem próximo do ideal, porém o principal responsável pela violência acometida no transito são os motoristas, que em função da falta de educação e respeito [vírgula] causam inúmeros acidentes todos os dias. Para que essa situação melhore é necessário a união de governo e população na busca por soluções eficientes que visem a melhoria hoje e para as próximas gerações.
Dados correção tradicional
Você fez colocações muito pertinentes em torno da problemática imposta e soube trazer argumentos para validar seu posicionamento. Contudo, não houve extrapolação do recorte temático para levar seu texto à excelência total. Além disso, cuidado com períodos longos e atente-se às regras de uso da vírgula.
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
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