Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
É de conhecimento geral que as lesões provocadas pelos acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública, sendo uma das principais causas de morte e traumatismos em todo o mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Anualmente, morrem cerca de 1,3 milhão de pessoas e outros milhões de seres humanos sofrem lesões ou ficam deficientes em decorrência de acidentes de trânsito, principalmente em países de baixa e média rendas.
Além do custo de todos os problemas causados aos indivíduos, as famílias e a comunidade, de maneira mais direta, as lesões provocadas pelos acidentes de trânsito imputam um pesado ônus aos serviços de saúde e à economia das nações.
O Brasil é hoje uma das maiores economias do mundo, no entanto, fica em posições desvantajosas quando se fala em taxas de acidentes de trânsito. O que está faltando é vontade política para reverter este quadro. Como é que o país pode colocar a cabeça no travesseiro e pegar no sono quando a cada dia cerca de 110 brasileiros perdem a vida no trânsito? O Poder Público se omite. A população também, pois não faz a sua parte.
É preciso reverter este nebuloso quadro, pois a cada dia a tragédia cotidiana do trânsito brasileiro se repete e se consolida.No momento e [é] preciso investir em políticas publicas [públicas]eficientes [vírgula] pois só elas são capazes de mudar a situação do país.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
6
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |