Educar para preservar - Corrige Aqui

Salvar o planeta ainda é uma tarefa possível?

Enviada em: 24/06/2009

Status da correção:
Correção Tradicional
CORRIGIDA
Inteligência Artificial
NÃO SOLICITADO
PUBLICIDADE
Durante séculos a relação do homem com a natureza tem sido como a de alguém que entra em um supermercado e pega o que quer, sem se preocupar como – e se - aquilo será reposto. As conseqüências desse comportamento destrutivo podem ser vistas na degradação do meio ambiente. É imperativo que soluções sejam encontradas, além de uma radical mudança na maneira de pensar sobre como usar os recursos naturais.

Um dos principais danos causados ao planeta é o aquecimento global. Agravado, sobretudo, pelo uso maciço de combustíveis fósseis, desmatamentos e queimadas. Resultado: elevação do nível dos mares, derretimento de geleiras e extremos climáticos – como furacões, maremotos, etc. Outros estragos causados pela ação predatória são: poluição das águas, desertificação, extinção de espécies animais e vegetais, etc.

Para reverter esse quadro catastrófico são necessárias medidas drásticas. Nesse sentido(,) a substituição dos combustíveis fósseis por fontes limpas como bicombustíveis e energia solar. Além disso, pode e deve-se recuperar florestas, reduzir a produção de lixo e reciclá-lo, tratar e preservar os mananciais de água doce, usar o solo de forma consciente, entre outras.

Isso tudo é necessário, porém, não é suficiente. É fundamental que haja uma conscientização global do problema. É preciso que cada indivíduo se torne responsável e cumpra um papel efetivo na sociedade. Devemos usar os recursos de maneira que não venha faltar amanhã, ou seja, usar de uma forma que o planeta consiga sustentar-se.

Portanto, vemos que o planeta tem salvação. Mas isso requer planejamento e ação. A chave para a perpetuação do meio ambiente é a educação. É preciso orientar os jovens de hoje para que não se repita os erros do passado. Só assim conseguiremos preservar o que ainda resta e recuperar parte daquilo que já destruímos.

Dados correção tradicional

1: Este termo não foi bem empregado. Tente desencadear seu argumento usando, por exemplo, "e que haja uma radical mudança..". Dessa forma, você cria uma sequência e segue o raciocínio.

2: Tente sempre usar a vírgula depois dos articuladores do discurso.

3: Desenvolva melhor esse argumento. Nesse sentido, a substituição... o quê?

4: Os elementos que se ligam por uma conjunção devem ser do mesmo padrão. Sendo assim, o correto é "pode-se e deve-se".

5: Entre outras o quê? Seja mais completo.

6: Cuidado com a concordância nominal. O sujeito é plural.

7: Procure não repetir termos. Troque por um sinônimo.


Avaliação Geral: Seu texto está excelente, pois você, além de escrever bem, desenvolve suas ideias de maneira organizada. Fique atento apenas aos pequenos erros apontados na correção acima e continue escrevendo. Em breve seu texto estará perfeito!
Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 2
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 2
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 2
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 2
NOTA FINAL: 9.5
Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente