Esperar pra ver ou fazer, o que leva ao resultado desejado?

Tema: Rio + 20 : Maquiagem Ambiental?

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/05/2012
Nota tradicional: 7.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desde que o ser humano habita a terra, é sabido que a degradação ambiental esteve presente na vida do homem. Um exemplo[são]  os vestígios de estradas dos antigos Maias, os Egípcios e antes disso, com poucos vestígios os ancestrais destes. Isso se deve ao fato que é sabido também que o processo de degradação é reversível, porem [porém] muito destes levam tempo. Não há como saber os prejuízos dos seres humanos do passado, mas pelas recentes pesquisas, elas nos mostram que a pós-revolução industrial, as alterações ambientais feitas pelo homem aumentaram de uma forma significativa. Sendo assim, o que fazer?

A preocupação com o meio ambiente é recente, os lideres [líderes] mundiais estão vendo que os recursos naturais não são infinitos, e as alterações climáticas naturais estão muito fora do comum. Com essa preocupação, reuniões têm sido realizadas para tratar desse tema, e o Brasil sediará mais um evento da ONU para discutir a problemática ambiental. Muito se tem para pensar e discutir para que esse evento se torne diferente dos anteriores e que tragam medidas cabíveis de serem tomadas.

Em virtude disso, enquanto a logica [lógica] capitalista se sobrepor ao meio ambiente, difícil será reverter à [a] degradação ambiental. Isto é, o lucro excessivo e o consumismo exagerado que movem as indústrias, em que os principais países poluidores não se comprometem em aceitar os acordos com a desculpa de comprometer o ritmo de crescimento.

Por isso, nada melhor que os governos conscientizem a população a consumirem menos, pois se as indústrias não querem parar com o ritmo frenético de desenvolvimento, muitos até banais, como por exemplo, um telefone x, e no ano seguinte lançam o telefone 2x, 3x declarando um avanço ‘’imperdível’’ fazendo a população detentora do primeiro telefone comprar o seguinte, e assim sucessivamente.

O ser humano para ter uma boa qualidade de vida necessita do uso dos recursos naturais, e com a população global em aumento, crescente também será a degradação, em decorrência desse fato, em vez de criarem leis de restrição a [à] degradação da natureza, os governos devem se comprometer a tomar medidas quanto ao numero [números] de filhos. Não desmerecendo a criação de leis.

Sendo assim, é a sociedade global que tem que realizar as mudanças para beneficio [benefício] do meio ambiente, e não ficar esperando que nas salas de reuniões dos lideres definam o caminho a ser tomado. É esperar que o RIO+20 em vez de propostas escritas no papel, que eles tragam medidas feitas com soluções efetivas em beneficio do meio ambiente. O planeta agradece.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 7.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos