Não é novidade que grande parte da sociedade não sabe aceitar o diferente, e em conseqüência muitos são vitimas [vítimas] de preconceito. Isso trás [traz] a tona aquela velha, [sem vírgula] e real história da situação do Brasil, pois essas pessoas não falam do modo errado simplesmente porque em um momento de suas vidas decidiram fazê-lo, mas sim, porque a situação do país é tão precária que nem sequer ensino fundamental para todos existe.
O que torna essa situação pior é o fato de que ninguém se importa [importar] com o ter igualdade para todos, então se ninguém faz nada, porque [por que] criticar as pessoas que não tiveram a oportunidade de um ensino de qualidade? Simplesmente porque a sociedade atual esta [está] tão acomodada com o ter que se esquece do ser, e acabam se tornando pessoas egoístas, materialistas e “mentes fechadas”. Apenas vêem o que querem ver, acreditam que pela aparência, pelo modo de falar [vírgula] podem saber a personalidade de uma pessoa.
O preconceito é tão freqüente na sociedade que o fato de alguém trocar um L por um R se tornou algo tão incomodo [incômodo] que muitas pessoas tem [têm] a necessidade de criticar e humilhar quem comete um erro desses como se aquela simples letra mudasse alguma coisa na vida delas.Portanto, o que falta, e muito, é conscientização, pois as pessoas estão agindo como se fossem robôs, que vivem conforme os padrões impostos.
Grande parte da população pensa que defender quem fala errado é um incentivo ao analfabetismo, porém, ninguém percebe que não existe o “falar errado”, existe o falar de outro modo, que pode não ser do jeito padrão, mas tem o mesmo significado. Portanto [vírgula] a mesma validade.
Dados correção tradicional
É notável sua indignação em relação à problemática do tema. No entanto, lembre-se: para validar seu posicionamento perante seu interlocutor é preciso extrapolar o senso comum e apresentar uma linha argumentativa plausível e consistente que comprove suas ideias. Leitura é fundamental!
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |