Língua: Adequação Social
Tema: Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”
A norma padrão culta foi estabelecida como a forma correta de se falar, o que levou tudo o que vai contra a essas normas ser taxado como errado. Porém [vírgula] sabe-se que a norma padrão esta [está] muito distante da língua falada no dia a dia. A grande questão é que não se pode considerar apenas um padrão lingüístico [linguístico] como digno de aceitação social [vírgula]sabendo-se das variações linguísticas.
As variações que uma língua apresenta se dão de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Por exemplo, uma criança aprende a norma popular em seu meio social, onde ela é utilizada. Dessa forma [vírgula] não se pode taxar a norma popular como errada e querer colocar em seu lugar a norma culta,mas sim de somar a ela outra norma.
Dizer que apenas um padrão lingüístico deve ser aceito passa a ser uma forma de discriminação social a partir do momento que taxa como errado aquele não segue as normas linguísticas. A norma culta, comum a classe dominante escolarizada [vírgula]possui o status de excluir aqueles que não a dominam do processo social: trabalho, universidade, ascensão social. A Pessoa que não domina a norma culta estará condenada á sua condição social, excluída da ascensão social, da busca de sua dignidade como cidadã.
A norma padrão estabelecida é um modelo de língua ideal distante da norma popular usual cotidiana, porém ambas devem o devido respeito. O que deve ser levado em conta é quando se deve fazer o uso, ou seja, adequar à fala. Com os amigos num bar popular, por exemplo, ninguém fala a norma culta se ninguém a usa, mas em uma entrevista de emprego usar a norma popular pode significar não ser contratado. Portanto [vírgula] não se trata em língua, de certo e errado, e sim de adequação ao contexto social.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
| Nota final | 6.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |