Língua: Adequação Social

Tema: Preconceito Linguístico: O dilema do “Certo” e do “Errado”

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/03/2012
Nota tradicional: 6.5
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A norma padrão culta foi estabelecida como a forma correta de se falar, o que levou tudo o que vai contra a essas normas ser taxado como errado. Porém [vírgula] sabe-se que a norma padrão esta [está] muito distante da língua falada no dia a dia. A grande questão é que não se pode considerar apenas um padrão lingüístico [linguístico] como digno de aceitação social [vírgula]sabendo-se das variações linguísticas.

As variações que uma língua apresenta se dão de acordo com as condições sociais, culturais, regionais e históricas em que é utilizada. Por exemplo, uma criança aprende a norma popular em seu meio social, onde ela é utilizada. Dessa forma [vírgula] não se pode taxar a norma popular como errada e querer colocar em seu lugar a norma culta,mas sim de somar a ela outra norma.

Dizer que apenas um padrão lingüístico deve ser aceito passa a ser uma forma de discriminação social a partir do momento que taxa como errado aquele não segue as normas linguísticas. A norma culta, comum a classe dominante escolarizada [vírgula]possui o status de excluir aqueles que não a dominam do processo social: trabalho, universidade, ascensão social. A Pessoa que não domina a norma culta estará condenada á sua condição social, excluída da ascensão social, da busca de sua dignidade como cidadã.

A norma padrão estabelecida é um modelo de língua ideal distante da norma popular usual cotidiana, porém ambas devem o devido respeito. O que deve ser levado em conta é quando se deve fazer o uso, ou seja, adequar à fala. Com os amigos num bar popular, por exemplo, ninguém fala a norma culta se ninguém a usa, mas em uma entrevista de emprego usar a norma popular pode significar não ser contratado. Portanto [vírgula] não se trata em língua, de certo e errado, e sim de adequação ao contexto social.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 6.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos