Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A língua tem como função conseguir unir emissor da mensagem com o receptor da mesma, caso isso aconteça ela conseguiu cumprir sua função, independente de como tenha sido ela feita se "certa" ou "errado" [ de como ela tenha sido feita, se certa ou errada.] . Logo o conceito do que é certo ou errado é muito relativo e depende dos comunicantes e da situação.
O modo de falar está intrisico [intrínseco] ao falante [vírgula] por isso contestar o modo do [dos] outros falar é o mesmo que contestar o gosto de se vestir. Ninguém é obrigado a se vestir de um modo por que alguém pode ou não gostar, ou por medo de ser criticado por estar "fora de moda". O mesmo vale para língua, ninguém pode ter medo de se comunicar da maneira que quer e ser tachado [taxado] de ignorante ou "errado" já que seguir modismo gramatical dependendo da situação pode ser até cair no ríduculo [ridículo] , como por exemplo, está em uma fila de supermercado ou de banco.
Da mesma maneira que se vestir com uma roupa de gala para uma festa é apropriado, e com essa mesma roupa sair na rua para comprar um pão na padaria possa soar estranho. Com a lingua [língua] não é diferente, a momentos certos que deve-se se [deve-se] usar um estilo para cada situação, por exemplo, não convém falar de modo grosseiro na frente de uma autoridade ou em ambiente extremamente formal como um ambiente jurídico; mesmo vale para o oposto, quando tenta querer seguir o modismo em um ambiente entre amigos, em uma conversa informal ou em uma fila de banco [vírgula] além de ser tachado como chato e esquesito [esquisito] , corre o risco de não ser entendido (como soltar a palavra "taciturno" no lugar de dizer tristonho ou calado).
Portanto [vírgula] o que é visto na maioria da vezes que a lingua é muito mais complexa do que as pessoas pensam, já que ela faz parte do processo de formação do indivíduo. Se u indívivuo [ Se o indivíduo] cresce em uma determinada região apresentará uma maneira de falar, se sofrer influência de uma cultura, ou dependendo da educação básica do indivíduo. Todas essas etapas são necessárias para formar a lingua que para esse indívduo está correta [vírgula] já que foi assim que viveu e cresceu boa parte da sua vida.
Com essas considerações, logo se a mensagem foi compreendida a língua compriu [cumpriu] sua função, modo como o falante se expressa não deve ser prescrito ou mesmo criticado de forma preconceituosa [vírgula] já que isso depende mais do fator cultural e educacional, e as [às] vezes até financeiro, para formar a lingua daquele indivíduo que acaba sendo lhe particular tornando o conceito de certo ou errado relativo e muitas vezes uma forma preconceituosa de tachar [taxar] o indívivuo, já que a própria lingua é complexa e sofre variações constantemente.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
6.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |