Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Estabeleceu-se no Brasil a Lei da Palmada que punirá àqueles [aqueles] que usarem da violência para educar. A lei abre uma polêmica discussão, visto que está forma de castigo é comum nos lares do país. Acabando com os castigos físicos contribuir para melhor explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece [vírgula] quais meios poderão ser utilizados para controlar e educar as crianças? É correta a postura do Estado ao interferir na forma dos pais de educar?
A educação mostra-se como principal ferramenta para a formação de uma sociedade melhor, mas educar é um desafio, pois exige paciência e persistência dos pais. A melhor forma de vencer esse desafio é usando do diálogo com os filhos e pondo-se como um bom exemplo a ser seguido. Entretanto [vírgula] há quem use caminhos mais fáceis e problemáticos para educar, como, por exemplo, os castigos físicos.
Os filhos são espelhos dos pais. Em um país onde a violência mata dezenas de pessoas diariamente, quanto menos crianças que cresçam sendo reflexo de violência houver mais o respeito e a convivência saudável irão prevalecer. A intervenção do Estado através de leis que regularizem a forma de educação e criminalizem agressões às crianças torna-se valida [válida] perante as consequências que está forma de educar trará para a sociedade.
Por tanto, dialogar é o melhor caminho para formar cidadãos dignos e conscientes de que a violência não deve ser usada para resolver nada. Os governantes ao criarem a Lei da Palmada não estão interferindo apenas na educação dos pais, mas prevenindo a formação de adultos que possam ferir a vida alheia e aumentar os índices de violência no Brasil.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
7.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |