Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quando se educa uma criança deve se utilizar de argumentos [vírgula] primeiramente isto é utilizado a [há] muitos anos, mas em certos momentos as palavras não são suficientemente para deixar bem claro para uma criança o que é o certo ou errado. Sendo assim [vírgula] muitos pais utilizam de suas autoridades para coibir um abuso com seus filhos e através deste modo utiliza se [utiliza-se] uma palmada como forma de educar.
Podemos pensar da seguinte maneira [vírgula] será que se os pais de muitos bandidos e assassinos que já presenciamos nos noticiários tivessem sido coibidos desde sua infância eles seriam esses assassinos em serie, roubariam ou fariam coisas absurdas para a população. Informações disponibilizadas quando uma pessoa desta se destaca sempre relata que no seu passado não foi nada turbulento sempre foi as mil maravilhas, sempre tiveram tudo do bom e do melhor, caso claro disto Susana Ristofen que matou seus próprios pais juntamente com o auxilio [auxílio] do namorado.
Será que seus pais não tivessem dados umas “palmadinhas” não seria o suficiente para a mesma saber que tem que respeitar os seus próprios pais evitaria uma tragédia tão marcante a que ocorreu na época. Temos outro caso bem exemplar do estudante de medicina que entra [entrou] num ambiente cheio de pessoas e descarrega [descarregou] vários tiros em direção das mesmas levando muitas destas ao óbito, é um caso de um jovem rico bem educado que nunca sofreu nem um [nenhum] tipo de repressão de seus pais e por isso deu no que deu.
Podemos concluir claramente com os fatos relatados acima que os pais de uma criança que evita de utilizar umas palmadinhas e apenas conversar não resolve tanto assim [vírgula] o pai e [é] o responsável pelo seu filho e isto inclui em educa los [educá-los] da forma mas correta possível incluindo dar uns tapinhas. Pois tapinhas não é sinônimo de espancamento e sim de um pouco de educação e respeito pelas pessoas que os pois no mundo.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
6
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |