A necessidade de obtenção de matérias-primas para as mais diversas utilidades, fez do homem um explorador nato, que por muitas vezes, não pensou na finidade dos bens do planeta. A industrialização do século XIX, associada aos interesses das grandes potências, afetou a Terra por duas vertentes: a intensa retirada de recursos somada à emissão de gases pelas indústrias.
Angariar a sobrevida terrestre exige consciência e, mais do que isso, atitude de mudança. Resquícios dessa pretensão começou a ganhar forma a partir da segunda metade do século XX, quando nações "poluidoras", através de conferências e tratados, começaram a ver a Terra além do que ela podia contribuir para seus próprios bolsos.
Recursos classificados como intermináveis, atualmente, modificam essa condição. A escassez de água em países do Oriente Médio, por exemplo, já os levam a buscar alternativas como até uma desconfortável possibilidade futura de exportar o produto, o qual poderá até se tornar razão de discórdia.
Perspectivas instáveis como essa, denotam que iniciativas necessitam de concretizações e aperfeiçoamento constante. Entretanto, resultados serão realmente conquistados se partirem de ações globais, do empenho individual e coletivo de cada um. Assim, o homem entenderá que "salvar o planeta" não é apenas uma meta ou possibilidade, mas sim uma atitude.
(V. Oliveira)
Dados correção tradicional
1: Fique atento a correta grafia das palavras.
2: A vírgula não pode separar sujeito de predicado.
3: Cuidado com a ideia fornecida. Os recursos não podem modificar sua condição. É a ação do homem que promove essa modificação.
4: Procure não repetir termos, pois deixa seu texto cansativo.
5: Verifique os termos usados. A desconfortável possibilidade é de importar o produto.
6: Retire essa expressão, pois individual já denota de cada um e coletivo pressupõe todos.
Avaliação Geral: Seu texto está excelente, pois aborda o tema com criatividade e conhecimento. Fique atento apenas aos pontos levantados na correção e prime por um título que se adeque melhor ao seu texto. No mais, continue escrevendo!
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 2 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 2 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
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