O homem precisa cuidar mais do planeta e é necessário que vários níves da sociedade estejam envolvidos, contribuindo contra os fatores prejudiciais à natureza. Despejo de esgotos sem tratamento nos afluentes, desmatamentos, grande concentração de lixos em lugares impróprios e sem saneamento básico, monóxido de carbono transmitido pelos automóveis, empresas irregulares que produzem gases poluentes lançados na atmosfera sem o devido tratamento de filtragem e sem o acompanhamento de sistemas que ajudam a diminuição dos impactos ambientais. Esses e entre outros fatores interferem na preservação ambiental. É lamentável, ver seres humanos destruindo o planeta que eles vivem e dependem para sobreviver. As pessoas não enxergam que estão destruindo a si mesmas.
É possível ainda salvar o mundo, só depende de cada um de nós. O mundo está sendo destruído por seres humanos que se dizem ter inteligência. Onde está a inteligência? É inteligente destruir o meio em que vive e fechar os olhos como se (este) não fosse importante?
As medidas de prevenção todos já sabem, só é preciso reagir quanto a elas. Algumas como: Dragagem nos afluentes para remover detritos e poluentes, tratamentos de saneamento básico, substituição de automóveis com grande concentração de gases poluentes no ar por automóveis ecológicos.(;) Implantação de sistemas de prevenção ao meio ambiente em indústrias e empresas, coleta seletiva e entre outros métodos.
O mundo precisa de nós, e nós precisamos dele. A tarefa é difícil, mais não impossível. Com a colaboração de toda a sociedade vamos ter um planeta preservado e com grande percentagem de diminuição de passivos ambientais.
Dados correção tradicional
1: A vírgula não pode separar sujeito de predicado.
2: Fique atento para a grafia das palavras.
3: Evite a repetição de termos, pois esse erro deixa seu texto cansativo. Procure no dicionário por sinônimos.
4: A conjunção "e" deve ligar termos com a mesma função sintática. Uma dica é verificar se o complemento da frase se aplica aos dois termos elencados. "vivem para sobreviver" e "dependem para sobreviver". Note que apenas o segundo caso faz sentido.
5: Verifique essa expressão. Ela pode ser escrita "que se dizem inteligentes" ou "que dizer ter inteligência".
6: Cuidado com os termos empregados. "Reagir" às medidas de prevenção vai contra sua argumetação. O certo é agir! No segundo caso, a expressão "com grande" dá impressão de que os gases estão concentrados no carro. O certo é "que emitem"!
7: Os termos entre parênteses devem ser inseridos no seu texto para melhorar sua coesão.
Avaliação Geral: Sua redação está muito boa, pois desenvolve de maneira completa os argumentos que discutem o tema proposto. Fique atento apenas aos pontos levantados na correção e continue escrevendo, pois, em breve, seu texto estará excelente!
Item | Nota | |
Conteúdo | Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada | 2 |
Estrutura do texto | Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto | 1.5 |
Estrutura de ideias | Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto | 1.5 |
Vocabulário | Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado | 1.5 |
Gramática e ortografia | Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |