Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Recife, 15 de fevereiro de 2012 Para: Câmara dos deputados
O congresso aprovou recentemente, [sem vírgula] a lei que pune os pais [vírgula] caso cometam qualquer agressão física aos filhos. A discussão sobre o assunto divide muito as opiniões em relação à educação das crianças. Os pais que são contra a lei, defendem a tese que, [vírgula] punições e castigos são a maneira correta de ensinar. No entanto, é importante ressaltar que, [sem vírgula]a violência física não só tem efeito físico, mais incide psicologicamente na pessoa agredida.
É inevitável não pensar no duplo sofrimento de crianças agredidas pelos pais; primeiro o constrangimento e depois a lembrança dos castigos. Sem dúvida, este tipo de atitude só gera mais revolta no agredido. Acredito que a maneira mais correta de educar é respeitando, sendo amigo, mostrando de maneira correta a ética, a moral tornando os filhos cidadãos para que os mesmos possam passar isto de geração a geração. Porque preservar a integridade física de uma criança, é um direito fundamental.
Conto sinceramente com todos os deputados da câmara, para que, [sem vírgula]continuem defendendo os direitos de crianças e adolescentes, pois estes são o futuro de nossa nação. Assim como eu, tenho certeza que muitos outros brasileiros são contra a violência infantil. Agradeço o apoio de todos que lutaram em favor de um bem maior: Nossas crianças, tornando desta maneira nosso pais mais justo e humanitário. Conto com os senhores para que a luta continue, [sem vírgula]a favor dos direitos da criança!
Respeitosamente,
Jéssica Lima.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
6.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |