Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
A maioria dos pais, na tentativa de ensinar seus filhos o que é certo e errado, usam castigos, palmadas e beliscões. Essa era uma pratica [prática] considerada normal ate [até] a aprovação de um projeto de lei conhecido popularmente como a “Lei da Palmada”, que proíbe o uso de castigos físicos em crianças e adolescentes. Uma lei que decide como os pais devem criar os filhos, será que esse é o caminho?
Algumas crianças possuem um temperamento difícil e [vírgula] as [às] vezes [vírgula] uma palmada pode faze-la [fazê-la] entender que seus atos tem conseqüências, pois nem sempre elas compreendem isso com uma conversa. Proibir os pais de darem palmadas, as [às] vezes necessárias, é tirar destes educadores o direito de escolha do que pode ou não ser feito para transformar seu filho em um adulto responsável.
Quando os pais são muito agressivos, geralmente estão sofrendo transtornos psicológicos ou estão envolvidos em problemas como alcoolismo e drogas, e não deixarão de maltratar os filhos porque existe uma lei que os proíbe de fazer isso. Sendo assim, o dever do estado é intervir, [vírgula] para que essas crianças sejam afastadas de seus agressores e estes sejam devidamente punidos.
A criação de uma nova lei é desnecessária quando já existe no Estatuto da Criança e do Adolescente, uma legislação que defende os menores de idade de agressão física, seja ela praticada por pai ou não. O que falta não são novas leis e sim condições para que o Poder Judiciário possa apurar e resolver os casos, que estão a cada dia mais frequentes.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
7.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |