Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Educar é preparar para a vida, e é no convívio familiar que tem início esse contínuo processo.Com seus temores,erros e méritos,os pais, [sem vírgula] tentam com a atual legislação da palmada se equilibrarem entre obediência e respeito mútuo,descobrindo como formar um indivíduo íntegro físico e moralmente em um meio social.
A cada geração, [sem vírgula] surge uma concepção mais inclinada aos direitos humanos a cerca [acerca] da criação dos filhos,para explicar o que é educar de modo coeso e moralmente aceitável sem passar por punições físicas e constrangimentos,porém,a generalização do que é a palmada faz crescerem incertezas sobre o assunto e o posicionamento radical entre os que defendem e os que condenam a nova Lei.
É necessário buscar um consenso entre as duas concepções,pois se sabe que tanto a criança que não aprende a discernir que a punição é consequência de seus erros,que não recebe noções de respeito à família,aos colegas e ao seu própro corpo,quanto aquela que é duramente reprimida com violência,terão sérios distúrbios psicológicos e trarão desequilíbrio ao convívio em sociedade.Com isso,cabe ao poder público não só fixar leis como também flexibilizá-las,promovendo uma análise individual dos casos;enquadrando criminosos onde há crime e incentivando os demais a um senso de justiça no dia a dia.
Pois a vida não é feita só de palmada e palavras,há,aos pais, entre esses dois termos,muito mais esforço para lidar com a personalidade de seus filhos,não sendo omissos às suas dúvidas,interesses e descobertas,tornando-os protagonistas éticos em sua atuação social.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.0 |
| Nota final |
5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |