Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Desde o início do século XXI [vírgula] as mobilizações sociais vêm sendo direta ou indiretamente influenciadas pela Internet e/ou pelo envio de mensagens de textos via celular. No ano de 2001, por exemplo, os filipinos organizaram protestos através de “torpedos” com o objetivo de cassar o mandato do presidente Joseph Estrada. A partir desta conquista, o uso destes recursos passou a ficar cada vez mais visível na nossa sociedade.
Os encontros em lugares secretos para planejar algum “golpe”, como o que faziam os estudantes da UNE (União Nacional dos Estudantes) durante a Ditadura Militar no Brasil para dar fim a tal Regime, praticamente não existem mais nos dias atuais. As reuniões que as pessoas realizam atualmente são através de telas, seja a do computador ou a do celular, onde publicam mensagens e organizam manifestos talvez mais resistentes que aqueles estruturados durante encontros em lugares previamente estabelecidos.
Desta forma, é inegável que a Internet gera benefícios para as relações sociais. Ela possibilita que as pessoas planejem silenciosamente as revoluções de que a nossa sociedade tanto precisa. Como prova disso estão as manifestações ocorridas no Mundo Árabe e no Norte Africano, que se deram de uma maneira muito mais rápida do que os protestos contra a Ditadura Militar no Brasil. Isto se justifica pelo fato de que as revoluções ocorridas no Mundo Árabe utilizaram-se das redes sociais para sensibilizar a população, enquanto os contrários ao Regime Militar no Brasil não detinham de tal recurso. É esta a principal vantagem do uso da Internet ante a inclusão de pessoas e povos nas relações sociais.
Assim, a Internet possibilita, através das redes e das mídias sociais, o intercâmbio de informações entre pessoas do mundo inteiro em segundos. Trata-se de um recurso que prima pela inclusão de todos, em âmbito mundial. É os “olhos e ouvidos” de um planeta que exige mudanças com urgência. A Internet tudo vê e tudo sabe. Certamente [vírgula] se os manifestantes que repudiavam a Ditadura no Brasil detivessem dos mesmos recursos que os reivindicantes do Mundo Árabe, o Regime Militar não duraria 21 anos. Talvez não durasse nem segundos.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
2.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
2.0 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
2.0 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
9.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |