Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Socidedade sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienada e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, são apenas algumas das conseqüências da falta da leitura.
Por que hoje não vemos mais o surgimento de novos Isacc Newtons e Pitágoras com suas brilhantes inovações e formulações, muitos atribuem essa ocorrência ao fato de tudo já ter sido descoberto, o que não é verdade, a resposta consiste na realidade a qual vivemos hoje com muitas distrações como TV e internet, nos roubando o tempo o qual na época desses pensadores eram aproveitados de cara nos livros. Com isso, fica perceptível que o mau hábito da leitura inibe a criatividade, a inovação, a formação de cidadãos críticos.
O conhecimento de mundo de cada indivíduo é vital para o bom desenvolvimento de sua pátria e a maior parte do mesmo só é obtido por meio da leitura. A veracidade dessa afirmativa é facilmente identificada na comparação entre os países do continente Africano [africano] com o Estados Unidos da América, ou seja, cidadãos sem o habito [hábito] da leitura serão indivíduos sem conhecimento, muitas da vezes sem até mesmo saber escrever, com isso, ficam condicionados a [à] miséria e um país com esse tipo de cidadão consequentemente estará alienado do progresso, o que caracteriza muitos países do continente africano como angola e áfrica [Angola e África do Sul] do sul, diferentemente da situação encontrada nos Estados Unidos da América.Fica-se [Fica] claro que a leitura é algo condicionante para o desenvolvimento.
Diante disto [vírgula] é perceptível que leitura é algo essencial para o progresso da nação, bem como para a inovação, a críticidade, por isso o estimulo [estímulo] a [à] leitura deve ser cada vez mais impulsionado. Ele deve começar de casa e desde a infância, depois na escola, e mostrar a leitura como uma atividade prazerosa para que a criança tome gosto e assim quando crescida em vez de se tornar um alienado, sem formação acadêmica, 1. tornar-se-á um médico, juiz ou engenheiro.
Correção tradicional
| Critério |
Observações |
Nota |
| Adequação ao Tema |
Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no
vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. |
1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea |
Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim
como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes
de referência.
|
1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual |
Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero
textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a
serviço do projeto de texto. |
1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua |
Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma,
verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. |
1.5 |
| Coesão e Coerência |
Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção
frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos
sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. |
1.5 |
| Nota final |
7.5
|
|
Legenda de competências
| Competência |
Descrição |
| 1 |
Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa
de um ponto de vista |
| 4 |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a
construção da argumentação |
| 5 |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |