A necessidade de ter intimidade com os livros
Tema: A Importância da Leitura
Além de ser benéfico a [à] saúde mental, a leitura é uma atividade básica na formação cultural das pessoas. Através dela podemos descobrir novas dimensões, fictícias ou não.
Assim como dizia Voltaire, a leitura engrandece a alma. Sendo assim, por que tantas pessoas não tem o hábito de ler? Muitos associam a [à] falta de tempo, porém isso não é um motivo aceitável em meio a tantos benefícios que a leitura proporciona. Outros relacionam ao analfabetismo, que hoje em nosso país é em média 14 de milhões de analfabetos. A informatização também tem contribuído em altíssimo grau para a carência da leitura, o que para muitos tem sido mais interessante gastar o seu tempo em frente a um computador do que estar em uma biblioteca.
A falta de leitura é uma grave doença que precisa ser combatida o mais rápido possível, pois ela está se tornando cada vez mais visível em nosso cotidiano, desde a dificuldade de jovens para fazer um bom vestibular até a falta de profissionais capacitados para ocupar um cargo em uma empresa.
A vida tornou-se apressada e consequentemente as mentes estão se moldando a ela, problemas tem sido constantes no cotidiano das pessoas,sendo assim, a leitura pode ser uma solução para eles, afinal, além de trazer paz, ela nos leva a lugares distantes. Todas as escolas deveriam aderir um tempo dedicado a leitura e as pessoas que não a frequentam, visitariam constantemente uma livraria. O Brasil precisa incentivar ainda mais a prática da leitura, com a criação de novas bibliotecas, sites com leituras diárias, reconhecimento de novos autores, etc. Ter intimidade com os livros é um mérito que todos podem ter, mas infelizmente poucos procuram alcançá-lo.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.0 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
| Nota final | 7 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |