A necessidade de ter intimidade com os livros

Tema: A Importância da Leitura

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 18/12/2011
Nota tradicional: 7
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Além de ser benéfico a [à] saúde mental, a leitura é uma atividade básica na formação cultural das pessoas. Através dela podemos descobrir novas dimensões, fictícias ou não.

Assim como dizia Voltaire, a leitura engrandece a alma. Sendo assim, por que tantas pessoas não tem o hábito de ler? Muitos associam a [à]  falta de tempo, porém isso não é um motivo aceitável em meio a tantos benefícios que a leitura proporciona. Outros relacionam ao analfabetismo, que hoje em nosso país é em média 14 de milhões de analfabetos. A informatização também tem contribuído em altíssimo grau para a carência da leitura, o que para muitos tem sido mais interessante gastar o seu tempo em frente a um computador do que estar em uma biblioteca.

A falta de leitura é uma grave doença que precisa ser combatida o mais rápido possível, pois ela está se tornando cada vez mais visível em nosso cotidiano, desde a dificuldade de jovens para fazer um bom vestibular até a falta de profissionais capacitados para ocupar um cargo em uma empresa.

A vida tornou-se apressada e consequentemente as mentes estão se moldando a ela, problemas tem sido constantes no cotidiano das pessoas,sendo assim, a leitura pode ser uma solução para eles, afinal, além de trazer paz, ela nos leva a lugares distantes. Todas as escolas deveriam aderir um tempo dedicado a leitura e as pessoas que não a frequentam, visitariam constantemente uma livraria. O Brasil precisa incentivar ainda mais a prática da leitura, com a criação de novas bibliotecas, sites com leituras diárias, reconhecimento de novos autores, etc. Ter intimidade com os livros é um mérito que todos podem ter, mas infelizmente poucos procuram alcançá-lo.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
Nota final 7

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos