Desenvolvimento x meio ambiente
Tema: Desenvolvimento versus Meio Ambiente
Será que a busca incessante do homem pelo desenvolvimento, ainda que este coloque em risco a vida no planeta, valeu a pena? A resposta a essa pergunta é simples: não. Se para haver desenvolvimento é preciso desmatar, poluir, extinguir espécies da nossa fauna e flora, o que restará para nossos filhos e netos?
Podemos ter o carro do ano, o computador de última geração, o celular que acessa a internet, mas de nada adianta termos toda essa tecnologia a nosso favor se para desenvolvê-la foi necessário desmatar quilômetros de florestas, poluir litros e litros de rios e mares e saturar nossa atmosfera com gases poluentes que só contribuem para que a temperatura do planeta se eleve.
A capacidade de carga da Terra, ou seja, aquilo que nosso planeta conseguiria sustentar de forma equilibrada, está acima do limite. Seriam necessários, pelo menos, mais quatro planetas Terra para suportar o tipo de vida que levamos, afirmam os cientistas.
Países como os Estados Unidos e China, considerados grandes potências mundiais, além de serem os responsáveis pelo desenvolvimento de altas tecnologias, são também os que mais poluem e que menos contribuem para a conservação ambiental. Embora muito reticentes, os americanos, juntamente com diversos líderes de outros países, assinaram o protocolo de Kyoto, que visa a redução da emissão de poluentes na atmosfera.
A caça predatória de baleias no Japão, para saciar aqueles que apreciam a sua carne, é outro exemplo de que não vale a pena colocar em risco nosso planeta. E quando as baleias forem exterminadas? Provavelmente esses caçadores irão em busca de outras espécies e assim continuarão num ciclo de extermínio que um dia terá fim, pois conforme pesquisadores e estudiosos no assunto, os recursos do planeta são limitados.
Felizmente, existem pessoas conscientes do quanto estamos destruindo nosso planeta pela busca desenfreada por desenvolvimento, como os ativistas do Greenpeace, organização não-governamental, que lutam e protestam pela conservação da vida na Terra.
Devemos ser compreensivos e conscientes do mal que estamos causando ao nosso planeta e, consequentemente a nós mesmos. É preciso parar e pensar: e daqui a alguns anos, ainda teremos água potável para beber, conseguiremos respirar um pouco de ar puro? São dúvidas que devemos colocar em xeque quando só pensamos em desenvolvimento e tecnologia.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
| Nota final | 9 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |