Alunos Modernos
Tema: O Uso do Celular na Escola
Tempo modernos. Deste do filho até os avós adquirem as novas novidades do mercado tecnológico. Mas o grande avanço foi o celular, pois, com essa invenção, chegaram aos mp10, onde tem televisão, cartão de memória, entre outros aplicativos.
Hoje podem se [pode-se]dizer que os Brasileiros é [são] viciado [viciados] em celular. Usam como despertador, com isso substitui o relógio. Uma pesquisa feita destacou que a venda do relógio caiu 60%. Mas o celular tem suas vantagens e desvantagens. O problema é no uso indevido do celular, usam de forma incorreta.
Em uma sala de 50 alunos [vírgula] 40 deles tem celular. Uns usam para ouvirem música, tiram fotos dos amigos, mas á [há] aqueles que usam para emergência. Mas não tem como distinguir qual aluno irá usa [usar] [e] para que fins o aluno vão utilizar.
Quando tem uma fruta proibida todos querem comer. Assim como o celular é proibido nas maiorias da escola[das escolas] , o aluno quer contraria [contrariar] o código de conduta da escola.
Mas se acontece alguma barbaridade ou então um parente morre, devemos ser avisado [avisados] com urgência assim o celular será propicio aquilo.
Como se diz: Tem o jeitinho Brasileiro para tudo, assim os alunos conseguem usarem celulares, mesmo proibido. A conscientização vai da forma de educação dos pais aos pedagogos da escola. Com boas palestras, icentivos [incentivos] , como usar um celular para que sirva, ou então ensinam o que atrapalha. Assim todos utilizaram celulares felizes.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
| Nota final | 2.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |