Celular durante o horário escolar:certo ou errado?

Tema: O Uso do Celular na Escola

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 25/10/2011
Nota tradicional: 6.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso do aparelho celular dentro do ambiente escolar é comum nos dias de hoje,mas a sua utilização de modo inadequado vem gerando polêmicas,principalmente após a aprovação da lei que bane seu uso em escolas públicas estaduais,durante o horário escolar.

Esta não foi a melhor opção para conter os problemas causados pelo uso inapropriado destes aparelhos,pois sua censura, [vírgula] faz com que os jovens de hoje fiquem restritos à tecnologia que cada vez mais tem uma importante função na sociedade.

Proibir sem a conscientização dos alunos de que esta prática é errada,só faz com que a sua revolta aumente,afligindo [infrigindo] as regras.O erro dos educadores em relação à essa conscientização se dá pela imposição de idéias,ao invés de exposição.Querem obrigar o aluno a concordarem com seus pensamentos e não a refletirem e assim adquirirem sua própria opinião.

Sabemos que atender a uma chamada dentro do horário escolar é incorreta [incorreto] se vim de parte de um aluno,mas diariamente vemos professores atendendo suas chamadas telefônicas dentro de sala,um absurdo em uma sociedade onde todos os cidadãos têm direitos iguais.

É visível que algumas ferramentas presentes nele podem atrapalhar o rendimento escolar do aluno,mas em contra partida [contrapartida] também temos funções que podem ajudar muito,como pesquisas em sites,conversor de medidas,entre muitas outras que se bem utilizadas são eficazes.

Logo concluímos que é função do aluno compreender que tudo tem o seu limite,portanto este método não apresenta eficácia,cada vez mais os alunos irão inovar seus métodos para afligir [infringir]esta regra.A solução para está  [esta] questão pode estar no ensino do uso correto deste aparelho e não na sua restrita proibição.

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
Nota final 6.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos