Responsabilidade Tecnologica
Tema: O Uso do Celular na Escola
A escola sempre foi um local de interação entre e os indivíduos. Entretanto[vírgula] com o passar dos anos essa interação veio se intensificando até atingir o mundo virtual se estendendo a conexão com o mundo fora da sala de aula.
A tecnologia tem servido para facilitar a vida do homem, mas em locais onde prevalecem interesses superiores[vírgula] ele acaba desviando a atenção do foco primordial.
Visto que especialmente nas escolas a um acentuado percentual de estudantes que levam seus aparelhos eletrônicos para as escolas, como tablets, ipod’s e aparelhos celulares.
À medida que o manuseio desses aparelhos na classe de aula subtrai à atenção do aluno diante dos conteúdos pragmáticos aplicados nas salas.
No entanto, somente o uso do aparelho celular se torna justificável, em favor dos pais que se sentem mais seguros quando podem se comunicar com seus filhos.
A solução mais viável é a de deixá-lo no silencioso ou desligado dentro da classe.Permitindo assim sua utilização somente no horário do intervalo escolar.
Assim não haverá o risco do estudante ser prejudicado, frente sua notas escolares, e seus pais ficaram mais tranqüilos. A tecnologia está a serviço daquele que sabe utiliza - lá em seu favor, cabe ao indivíduo saber aprecia - lá com responsabilidade.
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
| Nota final | 3.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |