Dicussão escolar
Tema: O Uso do Celular na Escola
Está causando uma grande polêmica entre educadores e pais de alunos com a nova lei que proibi [proibe] o uso do celular nas escolas . muitos [Muitos] professores estão reclamando do uso do celular nas salas de aulas por motivos dos alunos não prestarem atenção nas aulas. Mas até mesmo os professores usam.
Sabemos que escola é um lugar para estudar [vírgula] mas também de trocar informações tanto escolar como familiar, ouvir uma boa música, 1. claro na hora do entervalo [intervalo] ou quando o professor não estiver. [estiver, ]não é por que estamos dentro de uma escola que vamos deixar de fazer isso.
Os pais precisam se comunicar com seus filhos para saber se está tudo bem com eles. Com tanta violência que está nos dias de hoje precisam se comunicar sempre. [Isso] 2. isso não quer dizer que estamos dentro da escola vamos está sempre protegidos da violência pelo contrario.
Essa lei tem que ser válida para todos. [Não] não adianta ser válida só para os estudantes se os próprios professores não respeitar, e ,é claro o exmplo [exemplo] tem que começar por aparte [parte] deles se não vai adiantar em nada essa nova lei .
Correção tradicional
| Critério | Observações | Nota |
|---|---|---|
| Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.5 |
| Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.5 |
| Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.5 |
| Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
| Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
| Nota final | 2.5 |
Legenda de competências
| Competência | Descrição |
|---|---|
| 1 | Domínio da modalidade escrita formal |
| 2 | Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa |
| 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista |
| 4 | Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação |
| 5 | Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos |