A

Tema: Violência contra a mulher e violência vicária: o uso da agressão como mecanismo de controle

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/03/2026
Nota tradicional: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na música "Maria da Ilha Mathilde", da cantora Elza Soares, ela denuncia as violências sofridas por seu marido ao longo de sua vida. Ao transpor a realidade vivenciada pela cantora no cenário brasileiro, observa-se que, infelizmente, muitas mulheres são alvos dessa mesma situação de violência. A partir disso, é importante combater essa opressão contra a mulher e esse mecanismo de controle por parte do gênero masculino.

Mormente, é necessário discutir a relação entre a violência contra a mulher e o machismo presente na sociedade. Na animação da Disney, "Valente", retrata a personagem Merida, que é discriminada por querer praticar esportes que, pela sociedade da época, eram vistos como práticas reservadas apenas ao sexo masculino. Ao sair da ficção, percebe-se que essa mentalidade retrógrada ainda se faz presente no meio social, uma vez que muitos homens se acham no direito de sobrepor ao sexo feminino e controlar o comportamento da mulher através da força física e de outras formas de abuso, como o abuso psicológico, doméstico, entre outros. Dessa maneira, para atenuar esse quadro deletério, faz-se necessário a reformulação desse pensamento arcaico.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imprescindível retratar a insuficiência das leis como um fator que perpetua a situação. Conforme o pensamento defendido por Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. Entretanto, nota-se a insuficiência do poder legislativo, já que em inúmeros casos a parte masculina não é devidamente penalizada e em consequência a isto volta a repetir o ato de violência contra a mulher. Dessa forma, o equilíbrio social defendido por Aristóteles não é evidenciado na coletividade.

(Boa estratégia coesiva) Logo, é dever do Estado tomar medidas para atenuar a problemática. Portanto, o governo federal e o poder legislativo deverá ampliar as leis por meio de projetos de leis elaborados por deputados e senadores, para que as mulheres se sintam protegidas e amparadas pelo Estado. Assim, o equilíbrio social estará mais perto de alcançado.

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos