Tema: Corrupção no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/09/2011
Nota tradicional: 5.5
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Corrupção existente só no Brasil?

É o que muitos pensam ao vivenciar com tantos corrup[vírgula] tos ao longo dos anos e sempre no auge em nosso país. Em especial entre as autoridades que deveriam ser o exemplo da nação [vírgula] já que dizem estar à frente de um cargo público por amar o país, por quererem o melhor para nossa pátria.

Isto não passa de um belo discurso durante as eleições, ou até mesmo depois, ao estar diante da imprensa, mas na prática vimos que o respeito [e] o amor existente nos mesmos, é pelo seus próprios bolsos.

E o pior é que raramente esse “lixos” que estão comandando a sociedade são punidos.

Deixa uma negativa impressão na sociedade que tais crimes só são praticados em nosso Brasil. Mas[vírgula] na realidade em muitos outros países como Dinamarca, EUA e Inglaterra também acontecem essas sujeiras públicas, no entanto, os indivíduos que as praticam são punidos, não existe uma punição apenas na teoria ou enquanto a mídia está divulgando, eles fazem valer as mesmas praticando as [praticando-as] .

Lamentavelmente, em nosso Brasil quando se trata de uma pessoa que tenha um poder aquisitivo maior, as leis só servem de enfeites e na verdade são esses tipos de pessoas que praticam a corrupção [vírgula]  aliás essa é sua melhor especialidade, como possuem dinheiro, podem com muita facilidade pagar um bom advogado o que fará com que o mesmo nunca seja punido.

Um bom exemplo disso, é o crime do mensalão, que aconteceu no início do governo Lula, onde deputados recebiam “mesada” para votarem em projetos que beneficiavam o poder executivo, hoje [vírgula] em pleno 2011, dizem está em andamento o processo, que se tem em média cinco anos. Nas próximas eleições [vírgula] esses indivíduos se candidatam novamente, estão só dando um tempo para a sociedade esquecer e eles se fazerem de santos de novo nos palcos e passarem a se beneficiarem dos cofres públicos.

Diante de tantas decepções, já que não podemos reeducar esses indivíduos, podemos torcer para que nós jovens, futuro dessa nação [vírgula]  mudemos as leis existentes em nosso país, ou mais fácil, colocarmos as mesmas em pratica[prática][vírgula]   não as deixando só na teoria e passarmos a praticar justiça, é o que povo o brasileiro mais almeja desde muito tempo. 

Correção tradicional

Critério Observações Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
Nota final 5.5

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos