[Sem título]

Tema: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 19/12/2025
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em sua obra "Ensaio sobre a cegueira", o autor português José Saramago descreve uma cidade fictícia na qual as pessoas vão ficando cegas. Na trama, o autor usa essa alegoria para criticar a falta de altruísmo e cooperação no mundo contemporâneo, onde os indivíduos se preocupam cada vez menos com o bem-estar coletivo. Entretanto, uma obra exemplifica a realidade da conjuntura brasileira, uma vez que o abandono e o preconceito sofrido pela população idosa representam um problema que não recebe a devida atenção no território nacional. Nesse sentido, a ineficiência governamental e a lacuna educacional impulsionam tal problemática, com a intenção de solucioná-la.  (Ficou desconexo)

Diante desse cenário, nota-se a negligência estatal como fator agravante do abandono de idosos incapacitados no Brasil. Segundo o geógrafo Milton Santos, em seu texto "As Cidadanias Multiladas", a cidadania atinge a plenitude de sua eficácia quando os direitos do corpo social, em sua totalidade, são homogeneamente desfrutados. Todavia, a passividade do Estado distancia grande parte da população idosa de seus direitos constitucionalmente garantidos, à medida que não se aplicam as normas com vigor, como a lei para combater o abandono de incapacitados que, quando não aplicados, provocam a solidão das vítimas da problemática, visto que, na maioria das vezes, o poder estatal procura resolver particularidades em vez da justiça coletiva (Melhore a construção dessa discussão). Logo, enquanto a máquina pública cumpre seus deveres, a cidadania tem seus direitos multilados.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, ressalta-se que a lacuna educacional potencializa esse cenário. Nesse sentido, para o educador Paulo Freire, “A escola não consegue mudar a realidade, mas pode ajudar capacitando sujeitos para a transformação da sociedade”. Diante de tal exposto, essa visão reforça o papel transformador da educação na construção de uma consciência crítica e plural. Contudo, o sistema de ensino brasileiro ainda evoluiu o aprendizado de aspectos e valorizar o envelhecimento das pessoas nas terras verdes-loura (Apresente a discussão com clareza). Em decorrência disso, mantém-se o quadro de ausência de palestras para retratar as desigualdades sofridas pelo grupo da terceira idade, fragilizando, com isso, a cidadania plena no país. Dessa forma, é imprescindível combater a educação precária, visto que é uma das causas fundamentais do problema.

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, é preciso respeitar o envelhecimento na sociedade brasileira. Para isso, o Estado, agente responsável pela administração suprema do país, deve reconsiderar seus princípios e criar fiscalizações para avaliar as condições do idoso, que serão realizadas mediante apoio do Ministério Público, com o objetivo de combater o sedentarismo e a solidão da terceira idade. Além disso, a falha educacional deve ser reduzida por meio da promoção de palestras de reconhecimento das desigualdades sofridas pelo envelhecimento, que terá apoio do Ministério da Educação, com o intuito de aumentar a conscientização no ambiente escolar. Desse modo, à luz da persistência de Saramago, será possível mitigar a cegueira moral que permeia essa questão. (Apresentou todos os elementos da proposta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos