O idadismo como desafio social e educacional no Brasil

Tema: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/12/2025
Nota tradicional: 360
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Compreender a vida como um ciclo é compreender a sua renovação diária, pois a cada dia que começa novas são as nossas energias e novas são as nossas oportunidades de melhorarmos como pessoas. Em outras palavras somos jovens a cada amanhecer. (Não compreende a estrutura do texto)

Vivemos em uma sociedade que cria seus valores de convivência amparados em experiências, emoções, sentimentos e objetivos, tudo num encontro geracional na sociedade e no espaço escolar, neste, como local de reflexão responsável para a ciência e a cultura. (Parágrafo frasal)

Como a educação oferece a chance de melhorarmos os nossos pensamentos, as nossas compreensões e a nossa consciência sobre o mundo, a sociedade, as relações humanas e sobre nós mesmos, devemos estimular a participação de pessoas mais idosas em locais educação, cultura, saúde e bem-estar e lazer, aproveitar da sua experiência profissional. (Parágrafo frasal)

Ainda vemos efeitos comportamentais de exclusão entre colegas pela diferença de idade ou o olhar discriminatório da comunidade, seja na relação diária ou atendimento, o que deve ser desestimulado com práticas formativas reflexivas. (Parágrafo frasal)

Para tanto desenvolver de história de vida dos idosos, caminhada pelo pátio da escola, pela quadra, ao redor da escola; biografia social e profissional com ilustrações de momentos marcantes da vida desse idoso, para que o seu saber viva na escola. (Parágrafo frasal)

Essa breve apresentação compreende que há uma relevância do idoso na escola que deve ser valorizada. (Parágrafo frasal)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 80 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
Nota final 360 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos