Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

Tema: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 11/12/2025
Nota tradicional: 520
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, segundo dados do IBGE (Desenvolva a sigla), o índice de envelhecimento na sociedade cresce a cada dia. (Truncamento) Tendo que os idosos necessitam de mais cuidados, pois é uma fase “frágil”, considerando que nem todos tem esse cuidado. Atualmente essa faixa etária é maior que antigamente. E as perspectivas disso tem aumentado tanto para o bem, quanto para o mal, ou seja, existem pontos positivos e negativos. (Melhore a contextualização do tema)

Contudo, pessoas nesse idade com mais de 60 anos trabalham, principalmente para se sustentar, onde muitos deles não recebem benefícios como a aposentadoria. E um dos pontos negativos são também os abandonos, especificamente dos filhos e familiares e tem que se virarem por si só durante muito tempo, até mesmo na própria morte (Como assim?). E muitas vezes, afastados do convívio social e colocados em asilos por parentes. E nem com direitos de escolher o que querem.

Embora aconteçam muitos casos de exclusão social, existem leis para a proteção de idosos (Cite-as), garantindo os direitos humanos que com isso reduz os maus-tratos. Vale ressaltar que todas as pessoas independente da idade merecem terem seus direitos garantidos. Acontecem muitos fatos na sociedade brasileira, o desreispeito que levam as pessoas à morte, a falta de empatia, respeito e compreensão estão diminuindo e a crueldade, desamor crescem. (Reelabore. Discussão confusa)

A solução é que todos as pessoas merecem ser incluídas na sociedade, jamais excluídas. É dever do governo conscientizar a população sobre a importância de grupos com “mais idades” serem respeitadas. Criar programas educacionais nas escolas com esse objetivo, fazer campanha nas ruas, isso faz com que o povo se atente e veja como é importante, jovens e adolescentes são o ponto principal para que o governo eduque abrindo os “olhos” deles. (Truncamento) Sabendo que eles são o futuro do Brasil. (Truncamento) Que possamos ser pessoas empáticas, sem desigualdade, sem preconceito. (Truncamento) Que as perspectivas sejam melhores a cerca do envelhecimento na sociedade brasileira. (Não apresentou a proposta propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 520 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos