[Sem título]

Tema: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/12/2025
Nota tradicional: 960
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

São Tomás de Aquino defendeu que todas as pessoas precisam ser tratadas com a mesma importância. Porém, a questão dos desafios acerca do envelhecimento na sociedade contraria o ponto de vista do filósofo, uma vez que, no Brasil, esse grupo é vítima de opressões constantes. Nessa perspectiva, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da negligência governamental e da falta de debates. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)

Convém ressaltar, a princípio, que a escassez de estrutura pública é fato determinante desta adversidade. Nesse sentido, Abraham Lincoln sempre reforçou a ideia de que a política é serva do povo e não o contrário. Com efeito, em relação às pessoas envelhecidas sem acessibilidade e oportunidade na sociedade atual e futura, o que se percebe é justamente o pensamento oposto ao que Lincoln defende, pois não há metas comuns que atuem na questão abordada (Melhore o desenvolvimento dessa discussão). Dessa forma, devido a um governo negligente em suas funções, esse segmento demográfico é marginalizado.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, outro ponto encontrado é o silenciamento social. Em consonância a isso, o filósofo Foucault defende que, na sociedade pós-moderna, alguns temas são silenciados para que as estruturas de poder sejam mantidas. Sob esse viés, nota-se uma lacuna argumentativa no que se refere à importância do combate ao etarismo e preconceito contra a população idosa no país, onde o número de ouvintes alcançados pela temática seria maior e a busca por direitos sociais também, por exemplo, o respeito e o direito à dignidade (Explore mais essa discussão). Assim, revisitar esse tema e debatê-lo amplamente aumentaria a chance de atuação nele.

(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas precisam ser tomadas para se consolidar a ideia de Abraham. A esse respeito, é preciso que as prefeituras, em parcerias com as escolas, promovam espaço para rodas de conversa e debates no ambiente escolar sobre como a população está envelhecendo, e com isso a tomada de medidas cabíveis. Tais eventos devem ocorrer no período extraclasse, contando com a presença de professores e convidados especialistas no assunto. Além disso, esses eventos não devem se limitar aos alunos, mas serem abertos à comunidade, a fim de que mais pessoas compreendam que envelhecer é natural e se tornem cidadãos sábios nesse assunto. (Proposta incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Competência 2 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 960 Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista!

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos