[Sem título]

Tema: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 08/12/2025
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, têm sido notado um crescimento da população idosa no Brasil. Dados do IBGE (Desenvolva a sigla) trazem um aumento de 57,4% no número de indivíduos com mais de 65 anos em 2022, comparado a 2010. Entretanto, apesar dessa informação representar um aumento da expectativa de vida dos brasileiros, ela não assegura a qualidade da supracitada (Melhore essa construção). Há tempos a terceira idade está associada à fragilidade e obsolescência, e muitos idosos têm isso como verdade. Assim, essas perspectivas negativas acerca do envelhecimento, que vêm do desfoque do governo à população mais velha e o hiperfoco da sociedade na juventude, devem ser revertidas para a melhoria da qualidade de vida.

Primeiramente, a exclusão dos mais velhos da sociedade. É inegável o protagonismo juvenil, sendo nas redes sociais, TV ou até universidades. Quantas vezes você já viu um idoso como protagonista de uma série? (Não se admite interação) E quantos jovens protagonistas você conhece? Essa falta de representação, seja ela em qualquer lugar, contribui para o isolamento das pessoas de idade mais avançada (Melhore a construção dessa discussão). Dessa forma, a terceira idade não é incentivada a aproveitar esse momento da sua vida, que poderia ser esperançoso e cheio de descobertas, mas, ao invés, é visto como o fim da linha e "tardio demais": (Vírgula) uma vez que muitos dos mais velhos acreditam não ter idade para tentar coisas novas, devido essa falta de em quem se inspirar.

Dito isso, o governo também não contribui o suficiente para a inclusão daqueles de idade mais avançada no âmbito social. Existe uma negligência governamental em assegurar uma boa qualidade de vida à população mais envelhecida. O governo não investe satisfatoriamente em mais oportunidades, protagonismo, nem comforto ancião (Cuidado ao fazer essa afirmação. Aqui, a gente tem uma discussão tendenciosa). Há falta de serviços gratuitos ou descontados para os maiores de 65 anos, e de facilidade de acesso e incentivo ao lazer, ou, (Sem vírgula) até ao estudo. Por esse motivo, mesmo se o sujeito querer aproveitar esse momento de sua vida, essa pessoa pode, simplesmente, ser impedida pela falta de acessibilidade aos bens e serviços e/ou falta de auxílio.

(Boa estratégia coesiva) Por fim, pode-se concluir que as perspectivas para o envelhecimento no Brasil não são confortantes, e, por isso, é necessária a tomada de intervenções para melhorá-las. Ou seja, cabe ao governo, (Sem vírgula) criar mais oportunidades de lazer, estudo e esporte gratuitas ao público mais veterano, e, também ao governo, (Sem vírgula) cabe de promover o protagonismo ancião com projetos sociais e culturais, como, (Sem vírgula) competições, eventos, rodas de conversa, etc. O idoso ainda é parte da sociedade, e merece viver ao máximo o fim de sua vida. ​​​​​​​(Proposta incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos