Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”

Tema: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 06/12/2025
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No contexto atual, o envelhecimento é visto como doença, principalmente, em ambiente onde a maioria que o ocupa são jovens adultos. Segundo a cantora brasileira, (Sem vírgula) Rita Lee. (Sem ponto final. Truncamento) " A velhice não é uma doença. É destino". Sob esse contexto, no quadro atual nacional, envelhecer apresenta alguns dos principais desafios, sendo eles: a falta de oportunidade no mercado de trabalho para tal faixa etária e os desafios associados ao preconceito. Tendo em vista esses aspectos, é imprescindível abordar sobre a falta de oportunidades de emprego no território nacional para os mais velhos. No filme, (Sem vírgula) " Um senhor estagiário", é retratado as dificuldades que Ben Whittaker, o personagem principal, tem que enfrentar para ser aceito na vaga de emprego, consequentemente o personagem perde a expectativa de qualidade de vida, visto que não se sente útil para a sociedade. Logo a terceira idade que não possuem tal oportunidade possa vir perder esperança de uma qualidade de vida ativa. Por conseguinte, os idosos sentem-se inválidos para a população. (Delimite e apresente a introdução de acordo com a estrutura do texto. Aqui, há uma mistura entre introdução e desenvolvimento)

Ainda, é de extrema importância salientar o preconceito enraizado na sociedade brasileira. No filme "A substância" é apresentado os preconceitos que a personagem principal encara, onde ela busca a aceitação por via de uma substância que cria uma versão mais jovem de si, por consequência o personagem entra em depressão e ansiedade para ser respeitada novamente diante a sociedade. Portanto, devido ao preconceito, que ainda perpétua no Brasil, os mais velhos podem desenvolver problemas psicológicos e como resultado o isolamento social. (A discussão é pertinente, mas precisa ser mais desenvolvida)

(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, que a ausência de oportunidades e o preconceito etário devem ser combatidos Sendo assim, faz-se imprescindível que o Ministério Público–o qual o dever é garantir a defesa dos interesses da sociedade – cobre do Estado ações concretas, como, por exemplo, a introdução dos idosos no mercado de trabalho, por meio de concursos públicos. Paralelamente, o âmbito escolar- ambiente de ensino social- aborde os preconceitos vivenciados pelos mais velhos, por meio de palestras e projetos de extensão escolar para ensinar os jovens sobre a consciência etária. Assim, os mais velhos terão uma expectativa de vida de qualidade e saudável. (Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos