[Sem título]

Tema: Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira

[Redação sem título]
Corrigida por IA | Corrigida tradicionalmente Enviado em 05/12/2025
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Envelhecer é uma reação natural do corpo humano que, na maioria das vezes, leva há um declínio funcional. Não deve ser visto como uma doença, e sim como destino. As perspectivas sobre o envelhecimento no Brasil vem ganhando espaço nos debates atuais, pois os idosos além de serem os principais mantenedores dos lares, são uma peça fundamental para a pirâmide etária brasileira.

Cerca de 66% de idosos no país são as principais rendas de suas casas, afirma o site G1.com. Isso evidencia a disposição e a responsabilidade decaída sobre os mesmos. Em sua maioria não estão classificados dentro do esteriótipo "velho ativo" exemplificando que auxílios básicos que o governo dispõe não é o suficiente para que haja um bom envelhecimento. Portanto, o conceito de "Velho Inativo" se faz presente no envelhecimento cotidiano da população.

O Evidente desnível na pirâmide etária faz com que vejamos que por mais que exista a sua importância na sociedade, não é reconhecida. "Às vezes fica deprimida: achava que não servia a nada, não servia sequer a Deus". Lispector, Clarisse. Essa fala explicita o quão de lado deixamos a classe dos idosos. (A discussão precisa ser mais explorada)

(Boa estratégia coesiva) Mediante a isso, cabe ao governo, em parceria com o Centro de Reabilitação e Assistência Social, a criação de programas de inclusão e integração como "Bem viver 60+" para promover um bom envelhecimento e uma não- esteriotipação da sociedade envelhecedora. (Truncamento) Para que no fim a reação natural do corpo humano não seja vista como uma doença e sim um destino. (Apresentou apenas 3 elementos válidos)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos